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Facebook culpa Apple por prejuízo de R$ 53 bilhões em 2022; entenda

 

Facebook culpa Apple por possível perda de R$ 53 bilhões em 2022

O Facebook culpou a Apple por uma perda bilionária e prejuízos para pequenas empresas. A Meta Platforms, conglomerado responsável pelo gerenciamento da rede sociais deve perder US$ 10 bilhões (o equivalente a R$ 53 bilhões na cotação atual) em 2022, como resultado de uma mudança feita pela empresa da maçã.

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Em abril do ano passado, a Apple mudou a sua política de privacidade para permitir que os usuários do iPhone tivessem a opção de escolher quais aplicativos poderiam ter a permissão para rastrear seus comportamentos.

De acordo com David Wehmer, diretor financeiro da Meta Plataforms, o impacto sofrido pelo sistema operacional iOS nos negócios da empresa neste ano causará a grande perda bilionária.

Segundo reportagem do site norte-americano Business Insider, a principal fonte de receita da Meta está vinculada a publicidade. Ela é desenvolvida a partir do banco de dados dos usuários que é conseguido em redes como Facebook, Instagram e WhatApp.

Novas opções para os usuários

A mudança feita pela Apple possibilita o impedimento da coleta de dados pessoais e de interesses. A alteração foi concretizada durante a atualização do sistema iOS 14.5.

Como consequência, os aplicativos passaram a ter um pop-up (notificação) solicitando a permissão para o rastreamento de dados. Então, se os usuários recusarem, a companhia bloqueia o recebimento das informações.

Simultaneamente, mais de 95% dos usuários do iPhone que receberam a atualização escolheram por não serem rastreados. Paralelamente a isso, o Facebook também divulgou uma queda em número de usuários.

Batalha de privacidade da Apple com o Facebook acabou de se tornar uma guerra total

Pode-se dizer que o status de relacionamento de Tim Cook e Mark Zuckerberg mudou para inimigos após as mudanças realizadas. Ambas as empresas nunca foram parceiras ou buscaram desenvolver relações mais profundas juntos.

O que pode ter começado como um desacordo político se transformou em uma das maiores disputas do Vale do Silício, com o CEO da Apple declarando que a privacidade deveria ser um direito humano –  e o CEO do Facebook dizendo que a demanda da Apple prejudicará as pequenas empresas e aumentará os custos em todo o mundo da Internet.

“Todo negócio começa com uma ideia, e poder compartilhar essa ideia por meio de anúncios personalizados é um divisor de águas para pequenas empresas”, disse o Facebook em um post no blog em fevereiro. “Limitar o uso de anúncios personalizados tiraria um motor de crescimento vital para as empresas.”

Cook, por sua vez, descartou essas preocupações em uma entrevista ao The New York Times no início deste mês.

“Sabemos que essas coisas são argumentos frágeis”, disse. “Acho que você pode fazer publicidade digital e ganhar dinheiro com publicidade digital sem rastrear pessoas quando elas não sabem que estão sendo rastreadas”.

Essa guerra de palavras marca uma nova baixa entre duas das maiores empresas do mundo. Ao longo dos anos, a Apple mudou sua forma e passou a se vender como uma opção maior de privacidade em um mundo rico em vigilância.

A empresa destaca regularmente como cria segurança e a opção de anonimato em seus produtos, indo contra as políticas do Facebook. Assim, é de se esperar que aconteçam novos capítulos dessa disputa.

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