Ícone do site BIT magazine

Facebook muda o nome do feed de notícias após mais de 15 anos

Facebook fecha acordo de US$ 90 milhões para encerrar processo

Imagem: Reprodução

A Meta está mudando o nome do Feed de Notícias do Facebook, a parte principal do serviço que os usuários percorrem para ver o que seus amigos e familiares compartilharam.  Em breve, o espaço será chamado apenas de “Feed”, de acordo com um tweet da empresa na terça-feira (16). 

O nome estava em vigor desde que o recurso foi introduzido pela primeira vez, há mais de 15 anos. Esse é mais um sinal de que a rede social está tentando mudar a percepção de seus principais produtos. A mudança, que ocorre apenas alguns meses depois que Mark Zuckerberg anunciou que estava renomeando a empresa para Meta. 

Imagem: Divulgação | Facebook

Leia também: Meta vai remover Facebook e Instagram da Europa? O que está por trás?

 

Em um comunicado, um porta-voz do Facebook disse que o novo apelido deveria “refletir melhor o conteúdo diversificado que as pessoas veem em seus feeds”. Eles acrescentaram que o novo nome não mudará a forma como o recurso funciona no aplicativo.

Feed do Facebook que nunca foi de notícias

Ainda assim, a remoção de “notícias” do nome provavelmente será vista como um símbolo das mudanças de prioridades da empresa, pois ela olha para um futuro centrado no metaverso e não em seu aplicativo de rede social. 

O tratamento de notícias do Facebook tem sido um problema espinhoso para a empresa. Os executivos da empresa há anos argumentam que as notícias são apenas um “pequena porcentagem” do que as pessoas compartilham na plataforma.

Leia também: Facebook tem maior queda usuários diários desde o lançamento

A desinformação obtém muito mais engajamento na plataforma do que postagens baseadas em fatos e os reguladores estão analisando como as grandes empresas de tecnologia classificam o conteúdo de forma algorítmica em seus feeds. 

De sua parte, a Meta disse que está trabalhando para reduzir a quantidade de conteúdo político que aparece nas páginas iniciais das pessoas – sua própria pesquisa sugeriu que o algoritmo do Feed de Notícias poderia levar até políticos a assumir posições mais extremas.

Imagem: Brett Jordan | Unsplash

Evitar possíveis confusões

A mudança de nome também pode ajudar a esclarecer possíveis confusões dentro do aplicativo. 

Em um memorando para os funcionários, a Meta disse que o nome “Feed de Notícias” fez as pessoas pensarem que era um lugar para notícias em vez de postagens de amigos.

É claro que uma mudança superficial de nome não resolve nenhum desses problemas. Contudo, pode ajudar o Facebook a reforçar ainda mais suas alegações de que a empresa está embarcando em uma nova era que não será definida pelo aplicativo de rede social – que agora vê um engajamento em declínio.

Leia também: Como entrar no Metaverso? Conheça algumas funcionalidades desse novo universo

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile