A Meta anunciou no dia 22 de fevereiro o lançamento do Facebook Reels no Brasil e em mais 150 países. De cara, a ferramenta já vem com a promessa de recursos que permitem que os criadores de conteúdo ganhem dinheiro.
Com o intuito de expandir a plataforma trazendo ainda mais criadores de conteúdo, a empresa irá testar anúncios de sobreposição, utilizando banners (semitransparentes que ficarão posicionados na parte inferior) e figurinhas (anúncio gráfico estático que pode ser colocado em qualquer lugar do conteúdo).
Além do mais, podemos ver também anúncios in-stream e sistema de gorjetas, além de opções de compartilhamento de receita de anúncios e suporte aos fãs.
It's official – Facebook Reels are now global! Create and remix from around the world! https://t.co/DSrR8OgZez pic.twitter.com/tFF590B4Ef
— Facebook (@facebook) February 22, 2022
“É oficial – Facebook Reels agora é global! Crie e remixe de todo o mundo!”, disse o Facebook em um post na sua página no Twitter
Recursos do Facebook Reels
A ferramenta já chega com vários recursos populares, como remixes, compartilhamento no stories, suporte a vídeos de 60 segundos e filtros (muitos filtros, aliás).
A empresa tem planos também de adicionar, com o passar do tempo, os recursos de salvar um “reel” para concluí-lo mais tarde e ferramentas para fazer recortes de transmissões ao vivo.
A empresa caiu de vez em cima do formato de conteúdo em maior ascensão nas redes sociais, aumentando ainda mais o consumo de mídia em vídeo no Facebook.
Monetização no Facebook Reels
O suporte do Facebook Reels à monetização é uma proposta bem interessante e que pode realmente chamar muitas pessoas para a plataforma. Só nos Estados Unidos, o programa Reels Play Bonus chegou a pagar até US$ 35 mil por mês para os selecionados.
Com esse bônus espera-se que, pelo menos no início, os criadores de conteúdo possam se dedicar totalmente à plataforma testando os tipos de conteúdo que irão funcionar nela.
Lembrando que os públicos do Instagram e Facebook são bem diferentes e portanto o mesmo formato de conteúdo pode não funcionar em ambos.
Como criar um Reels no Facebook
Para criar um Reels, basta clicar no botão “Criar”, que vai aparecer no feed notícias da plataforma ao lado dos vídeos no novo formato.
Depois, é possível escolher com quem compartilhá-lo. E assim como no Instagram, os Reels do Facebook aparecem de acordo com os interesses da pessoa na rede social.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui