Facebook tem maior queda usuários diários desde o lançamento
Facebook vem perdendo continuamente usuários para outras redes sociais mais novas, aumentando desafios da Meta.
A Meta divulgou o primeiro declínio trimestral de usuários diários do Facebook, desde seu lançamento em 2004. A situação junto com um crescimento de anúncios abaixo do esperado fez com que suas ações caíssem cerca de 20%, em torno de US$ 200 bilhões em valor de mercado.
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O fato mostra que a mudança de nome do Facebook para Meta não foi o suficiente para distrair os investidores dos problemas em seu negócio principal de mídia social.
A perda de 1 milhão de usuários diários na América do Norte, onde o valor de publicidade é mais alto, acabou causando uma queda geral em todo o mundo. Segundo um porta-voz da empresa, essa foi a sua primeira queda na história.
Essa queda de 1,93 bilhão no trimestre anterior para 1,929 bilhão de usuários diários é, provavelmente, um reflexo da crescente falta de relevância do Facebook com o público mais jovem – que prefere fazer uso de outras redes sociais, como o TikTok.
“As pessoas têm muitas escolhas sobre como querem gastar seu tempo e apps como o TikTok estão crescendo muito rapidamente. E é por isso que o nosso foco nos Reels [vídeos curtos no Instagram] é tão importante no longo prazo”, disse Mark Zuckerberg durante o anúncio dos resultados.
Queda nas ações do Facebook preocupa
A previsão atual é que o faturamento de janeiro a março seja algo entre US$ 27 bilhões a US$ 29 bilhões menor do que os US$ 30,15 bilhões que eram inicialmente esperados, segundo dados da Refinitiv.
Parte dos prejuízos está na divisão Reality Labs, operação de realidade aumentada e virtual da Meta, responsável pelo metaverso. Eles já ocorreram no último trimestre de 2021 e só deverão aumentar neste ano.
Outro fator para a queda dos usuários é a alteração feita pela Apple para melhorar a privacidade dos usuários, permitindo que os mesmos controlem permissões de monitoramento de seu comportamento online. Isso dificulta para os anunciantes conhecerem a sua localização e divulgar novos produtos.
Facebook viveu 2021 tenebroso envolto em escândalo
O Facebook teve um último ano difícil após um escândalo de documentos vazados, que ficou conhecido como “Facebook Papers“, além de declarações polêmicas de ex-funcionários. Frances Haugen, ex-funcionária da empresa responsável pelo vazamento, testemunhou ao Senado dos Estados Unidos e declarou que a companhia “coloca o lucro acima da segurança”.
“O Facebook percebeu que se mudar o algoritmo para ser mais seguro, as pessoas vão passar menos tempo no site, vão clicar em menos anúncios, e eles vão ganhar menos dinheiro”, disse ela aos parlamentares americanos.
A empresa negou os argumentos de Haugen e afirmou que a ex-funcionária “tirou de contexto” os documentos para apresentar um “retrato infiel” da companhia.
A Meta também enfrenta um processo nos EUA movido pelo FTC (Comissão Federal de Comércio) que alega que a empresa construiu monopólio ilegal ao comprar seus concorrentes Instagram e WhatsApp.
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Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.