Falcon Heavy da SpaceX: após três anos, foguete volta aos céus com muita expectativa; confira

O foguete mais poderoso do mundo, o Falcon Heavy da SpaceX, fez lançamento de sucesso hoje após três anos parado.

A SpaceX tem uma parceria com a NASA e estão desenvolvendo testes conjuntos para irem ao espaço. O Falcon Heavy foi lançado no dia 1 de novembro, o foguete é considerado o mais robusto e poderoso do mundo.

publicidade
Falcon Heavy. Imagem: Divulgação/SpaceX via Twitter

Falcon Heavy. Imagem: Divulgação/SpaceX via Twitter

Falcon Heavy decola com sucesso e agrada NASA

O Falcon Heavy é o foguete operacional mais poderoso do mundo, seu teste foi um sucesso após o lançamento na última terça-feira.

Feito pela SpaceX, o foguete foi lançado no Complexo de Lançamento 39A, dentro do Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida.

Dentro dele, estavam algumas cargas úteis para as Forças Armadas dos Estados Unidos em uma missão chamada USSF-44.

publicidade

Em 2018, o Falcon Heavy foi oficializado quando Elon Musk (dono da SpaceX) decidiu lançar o Tesla Roadster pessoal com uma carga útil apenas para teste. Desde então, ele foi enviado apenas mais duas vezes, ambas em 2019.

A primeira viagem carregou um gigantesco satélite de TV e telefonia para orbitar a Arabsat (Arábia Saudita) e a segunda contou com um lote de satélites experimentais a pedido do Departamento de Defesa dos EUA.

Hoje, o foguete fez seu terceiro voo depois de três anos. Infelizmente, todas às vezes que foi lançado, o Falcon Heavy não conseguiu recuperar 100% de sua estrutura após o pouso. Alguns propulsores foram parar longe do local previsto e levados pelo mar.

Importante para projetos como a volta à Lua e a chegada em Marte

Mesmo que seja o mais poderoso do mundo agora, existem outros dois foguetes que vão disputar este posto: Space Launch System da NASA, ou SLS, que está se preparando para o lançamento inaugural do Artemis I no final deste mês (ainda sem tripulação) e a espaçonave Starship com o foguete Super Heavy, ambos da SpaceX.

É muito provável que o sistema operacional da Starship seja superior ao do SLS, fazendo com que o Super Heavy adie alguns quilômetros somente com o seu empuxo, de tão grande que é.

Os três foguetes (Falcon Heavy, Super Heavy e SLS) são importantíssimos para os planos da NASA de tornar possível a volta dos astronautas para a Lua após meio século.

E, claro, a SpaceX também tem a sua visão ambiciosa de conseguir transportar humanos civis para viagens a Marte e conseguir estabelecer acampamentos por lá.

O lançamento do Falcon Heavy fez parte de uma missão do Pentágono que, claro, não deu detalhes do que estaria fazendo de fato e o que esperava que ocorresse.

De qualquer forma, o lançamento foi um sucesso!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza