Os acidentes de trânsito muitas vezes são letais por apenas um motivo, e este é basicamente o excesso de velocidade dos motoristas. Contudo, a cidade de Nova York apresentou uma maneira que vai revolucionar a forma como os carros podem respeitar os limites estabelecidos. A tecnologia teve um teste bem sucedido no último final de semana, e vai entrar em outra fase de teste durante os próximos meses.
Como Nova York vai reduzir a velocidade dos carros
A cada dia que passa, estamos mais conectados aos satélites em nosso planeta, seja a internet, o GPS, ou por outros meios.
Dessa vez, a tecnologia ajudará no trânsito, visando controlar a velocidade dos motoristas, de modo a garantir que eles não conduzam lentos ou rápidos demais.
Assim, o resultado atual é fruto de um teste feito com uma frota de 50 carros equipados com “assistentes de velocidade inteligentes”.
São estes assistentes que realizam a redução e garantem que tudo ocorra bem, no caso dos carros rápidos demais.
O teste que começou com 50 carros pode se tornar um programa com 30 mil veículos com estes assistentes. Isso, sem dúvida, é uma verdadeira revolução não apenas para Nova York, mas também para todo mundo.
Afinal, não é apenas lá que vemos relatos de acidentes por excesso de velocidade.
Entre os veículos vinculados à tecnologia estão: caminhões de bombeiros, carros de uso comum (distribuído por 60 agências específicas), além de carros da polícia e alguns outros.
Como o redutor inteligente atua?
Esta tecnologia trabalha em uma sincronia de alguns passos, aliando pontos diferentes que no fim geram a redução de velocidade:
- Os Assistentes Inteligentes de Velocidade utilizam diversas câmeras. Elas, reconhecem o sistema GPS vinculado a mapas ou os sinais de trânsito que são os responsáveis por detectar sinais de velocidade de um carro conectado ao sistema;
- Desse modo, ele manda uma notificação para o motorista alertando em dois casos: quando ele está rápido demais, ou se está muito lento;
- Caso do motorista não responda ao aviso, o sistema pode desacelerar o torque e reduzir a velocidade do carro automaticamente.
A União Europeia já experimentou utilizar essa tecnologia, na prática, de modo que existe uma diferença grande. Enquanto o redutor de velocidade de Nova York pode parar o carro, o da UE apenas emite um alerta sonoro ou visual.
Fonte: TheNextWeb
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