Pode parecer uma simples bobagem deixar de apreciar algo tão comodo como um carregador disponível nos aeroportos, mas segundo investigações do FBI não é. Se você não pretende ser uma possível vítima de cibercriminosos por esse leve descuido, veja abaixo o motivo pelo qual não deve carregar o seu celular nos aeroportos.
Alerta do FBI foi dado nos EUA, mas serve para todos
Não veio à toa essa informação, como sabemos, os cibercriminosos estão sempre buscando a vanguarda e a frente sobre todas as formas de cometer seus atos contra os usuários mais desavisados. Dessa vez, o FBI de Denver, através do seu perfil do Twitter, trouxe essa afirmação para proteger o máximo de cidadãos. E apesar de o foco ser sobre os EUA, nós devemos ficar atentos no Brasil, nosso país é um dos maiores em quantidade de ataques desse tipo.
Este não é um problema novo, mas a própria agência de investigação federal norte-americana confirmou que o método é cada vez mais usado pelos bandidos. Esse tipo de atividade lembra muito as infecções por pen drives “espetados” em computadores, bastava o contato para dar início a uma sequência de instalações maliciosas no dispositivo. No caso dos smartphones carregados nos aeroportos, usam as portas USB dos carregadores que estão disponíveis para conseguir espalhar o malware nos equipamentos conectados.
Avoid using free charging stations in airports, hotels or shopping centers. Bad actors have figured out ways to use public USB ports to introduce malware and monitoring software onto devices. Carry your own charger and USB cord and use an electrical outlet instead. pic.twitter.com/9T62SYen9T
— FBI Denver (@FBIDenver) April 6, 2023
O que para muitos é sinônimo de praticidade e comodidade, pode ser transformar em um verdadeiro tormento quando utilizado por criminosos. Pense bem, quando você conecta a ponta do cabo USB diretamente no seu carregador e, em seguida, na tomada, tudo o que é transmitido é a corrente elétrica.
Porém, quando o cabo USB é ligado diretamente em uma porta USB de um local onde você não sabe como foi feita a conexão, pode ser infectado, lembremos que os cabos desse tipo servem também para a transmissão de dados. Portanto, segundo o FBI, é totalmente inapropriado utilizar esse tipo de comodidade.
É nesse momento que os criminosos se aproveitam para inserir qualquer tipo de malware nos dispositivos e equipamentos. No máximo algumas solicitações de permissão serão feitas, no melhor dos casos, no pior, a coitada da vítima nem vai perceber que seu smartphone está sendo totalmente tomado por aplicativos maliciosos.
A solução é a mais simples possível
Não poderia ser diferente, às vezes, resolver um problema muito grande passa pelas soluções mais simples e esse é o caso. Para resolver essa questão, a própria indicação do FBI e, de comum acordo, é a utilização do seu próprio carregador ou outro dispositivo seu que esteja completamente livre de ameaças. Simples assim, use o seu carregador na tomada, não a entrada USB direto dos “totens” públicos disponíveis.
Com informação: PC World.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui