Alguns usuários não sabem exatamente se foram bloqueados ou não por algum contato do WhatsApp. Com algumas verificações no seu aplicativo é possível identificar sinais, mas muito difícil garantir.
Dicas válidas para todas as versões, incluindo o WhatsApp Web
1. Confira as marcas de verificação
Ao enviar uma mensagem, veja se o visto da mensagem contem duas marcas, ou apenas uma. Caso tenha apenas uma, é possível que você tenha sido bloqueado.
Atenção: a marca de verificação também pode indicar que o usuário está sem conexão com a internet, tenha perdido o telefone, ou não possui mais aquele número.
2. Teste pelos grupos do WhatsApp
Faça um teste tentando colocar o usuário em algum grupo, caso não consiga, esse é outro indício de bloqueio. Outra dica é verificar se o contato aparece na lista de participantes de um grupo.
Por exemplo, ao criar uma mensagem em grupo, pode parecer que você tenha adicionado o usuário com êxito, entretanto, quando você abre o bate-papo, ele não aparece na lista de participantes.
Se você tentar adicionar um contato que o bloqueou por meio da seção correspondente no chat em grupo, receberá uma mensagem de erro como “não é possível adicionar participante”.
3. Procure atualizações no perfil do usuário
As atualizações do bloqueador desaparecem para você, caso tenha de fato sido bloqueado no WhatsApp. Nem sempre a pessoa tem o hábito de postar, mas é uma das evidências do bloqueio.
4. Verifique o último status visto do seu contato
O status “última visualização” mostra o dia e horário que o contato visualizou sua última mensagem. Para isso, vá até o bate-papo com o contato ou crie uma conversa e, ao pressionar sobre no nome, aparecerá na parte inferior à mensagem: “Visto pela última vez hoje tal horário”.
Essa opção não é o suficiente para ter certeza do bloqueio, pois várias pessoas optam pela privacidade que permite ocultar seu status de visto pela última vez.
5. Tente ligar para o contato via WhatsApp
Se você estiver bloqueado, uma chamada para o usuário pode não se conectar ou pode aparecer como uma mensagem de “chamada sem sucesso”. O grande risco dessa medida é se tornar inconveniente por acidente e insegurança.
6. Foto de perfil do usuário
Caso a foto de perfil da pessoa tenha desaparecido para você, isso pode indicar também você ter sido bloqueado.
O ideal é realizar todos os indicadores acima e, caso vários deles sejam confirmados, o bloqueio pelo usuário pode ter realmente acontecido, já que o WhatsApp não sinaliza quando isso acontece.
Outra opção é pedir uma pessoa que tenha o mesmo usuário na agenda para verificar se tem tido contato normal com o usuário pelo aplicativo, ou entrar em contato diretamente com a pessoa para confirmar.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui