Há 50 anos atrás três astronautas faziam o primeiro pouso na Lua. John Young, Charles Duke e Thomas Mattingly foram os primeiros a colocar os pés em solo lunar com a ajuda da espaçonave Apollo 16. A Apollo 16 foi projetada para manter o foco na ciência em vez de exploração ou publicidade, além de ter feito parte da segunda das três ‘missões J’ da Nasa.
A Apollo 16 foi lançada em 16 de abril de 1972 do Centro Espacial Kennedy da NASA, situado na Flórida. Agora, para celebrar o 50º aniversário da Apollo 16, o especialista em imagens e autor do próximo livro do Apollo Remastered, Andy Saunders, selecionou minuciosamente algumas das principais imagens restauradas e aprimoradas. São fotos tiradas pela tripulação durante a missão completada em 11 dias.
As fotos representam momentos históricos, desde a apresentação do horizonte lunar, Earthrise, a retratos de família de astronautas sentados no regolito lunar e o ‘salto gigante’ de John Young.
A previsão é para que o livro Apollo Remastered com fotos do primeiro pouso do homem na Lua, seja lançado em setembro, pouco antes do aniversário de 50 anos da missão final da nave, que acontece em dezembro deste ano.
Diante das circunstâncias, o piloto do módulo lunar na Apollo 16, Charlie Duke, disse que as imagens remasterizadas são extremamente claras e reais, sendo “a melhor coisa depois de estar lá. Ele ainda comentou sobre as lembranças agradáveis que mantém sobre a missão na Lua, mencionando o quão excitante é este tipo de pensamento.
Como aconteceu a missão à Lua
A missão à Lua foi lançada logo após a NASA anunciar que não haveria nenhuma nova missão de pouso lunar depois da Apollo 17. Então a tripulação foi lançada já tendo consciência de que seria um tempo limitado. Agora, as imagens remasterizadas incluem o Lunar Rover e um tempo extra na superfície lunar com o objetivo de explorar em relação às viagens anteriores.
Desta forma, a tripulação composta pelo piloto e os três astronautas viveu e trabalhou por três na Lua durante o total de 11 dias da missão. Neste período foram enfrentados alguns problemas que renderam imagens incríveis.
Após chegar em órbita lunar, o Módulo Lunar se separou do Módulo de Comando e Serviço, momento em que o piloto do Módulo Comando Mattingly notou problemas com o motor SPS, o principal do Módulo de Serviço de Comando, extremamente necessário para disparar perfeitamente e levá-los para casa após chegarem a superfície da Lua.
Levou quatro horas para o problema ser identificado e solucionado enquanto mantinham a estação visualmente. Em outras palavras, eles precisaram trabalhar para manter uma distância segura e constante entre eles na órbita lunar, o principal, sem perder o contato.
Essa é apenas uma das várias situações enfrentadas durante a missão à Lua.
Após chegar em órbita lunar, o Módulo Lunar se separou do Módulo de Comando e Serviço, momento em que o piloto do Módulo Comando Mattingly notou problemas com o motor SPS – o principal do Módulo de Serviço de Comando, extremamente necessário para disparar perfeitamente e levá-los para casa após chegarem a superfície da Lua.
Levou quatro horas para o problema ser identificado e solucionado enquanto mantinham a estação visualmente. Em outras palavras, eles precisaram trabalhar para manter uma distância segura e constante entre eles na órbita lunar, o principal, sem perder o contato.
Essa é apenas uma das várias situações enfrentadas durante a missão à Lua.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui