Já pensou começar a consumir carne feita em laboratório? Pois é, pelo jeito agora isso vai ser possível nos Estados Unidos após reguladores do país aprovarem a criação de cultivo com células de frango.
Frango criado por cientistas poderá ser consumido
Pela primeira vez, um produto de carne cultivada foi aprovado pela Food And Drug Administration (FDA). A agência reguladora concedeu permissão para o cultivo de células de frango, logo após fazer uma “avaliação cuidadosa”.
A empresa responsável é a Upside Foods, que faz a transformação das células em carne em tanques – as células são retiradas de animais vivos.
Já com a aprovação da FDA, a nova carne criada em laboratório poderá ser vendida após inspeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
A FDA afirmou que as informações e dados enviados pela empresa foram suficientes para a aprovação e que “não tinham mais perguntas no momento”.
Uma Valeti, CEO da Upside Foods, disse:
“Começamos a Upside em meio a um mundo cheio de céticos e, hoje, fizemos história novamente como a primeira empresa a receber uma ‘Carta sem perguntas’ do FDA para carne cultivada”
I’ve been looking forward to this day for a long time. UPSIDE has received our “No Questions Letter” from the FDA. They’ve accepted our conclusion that our cultivated chicken is safe to eat, meaning UPSIDE is one step closer to being on tables everywhere. #cultivatedmeat pic.twitter.com/tk4DIF2NSa
— Uma Valeti, MD (@UmaValeti) November 16, 2022
Porém, não vai ser fácil começar a comercializar a carne feita em laboratório, isso porque a instalação em que as carnes estão sendo fabricadas precisa de uma autorização formal.
Inovação e produção de novos tipos de alimentos
Segundo a BBC, muitas empresas mundo afora têm tentado desenvolver produtos semelhantes que prometem a diminuição do consumo de alimentos de origem animal.
Fora a importância da diminuição das emissões de carbono e água, além da liberação do uso de terras para plantação.
É possível que este tipo de carne cultivada em laboratório comece a tomar uma parte do mercado em poucos anos.
Uma das empresas concorrentes a Upside Foods, a Eat Just, foi a primeira empresa a ter um selo de verificação para fabricar “carne limpa” artificial em Cingapura, em 2020.
Ernst van Orsouw, executivo-chefe da Roslin Technologies – uma empresa escocesa de tecnologia de alimentos -, coloca a aprovação da FDA como “marco importante”.
“É muito emocionante ver um regulador líder global agora chegar à mesma conclusão de que a carne cultivada é segura para comer. A FDA tem adotado uma abordagem baseada em risco, científica e prática para regulamentar esse novo alimento, que também pode ser um excelente guia para outras jurisdições”
Será que o futuro da alimentação vai ser realmente sintético? Como será o gosto?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui