Uma das grandes promessas para o iPhone 14 foi o SOS de emergência via satélite, recurso extremamente útil em resgates de pessoas em áreas com pouca, ou nenhuma, cobertura das operadoras ou de Wi-Fi. Agora, após disponibilizar na América do Norte, a Apple está estendendo a novidade para alguns países europeus.
Apple expande SOS de emergência via satélite
Introduzido com o iPhone 14, iOS 16, os smartphones da Apple estão vindo com um novo recurso de emergência, a habilidade de usar sinal do satélite para mandar mensagens SOS, código universal para pedir ajuda.
Lançado inicialmente para usuários do Canadá e Estados Unidos, os sinais SOS de emergência via satélite agora estão chegando a mais 4 regiões: França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido.
A notícia foi dada através de uma postagem na Newsroom da empresa, nesta terça-feira, dia 13 de dezembro.
Segundo a Apple, o serviço vai permitir que usuários de iPhone 14, independente da versão, possam entrar em contato com os serviços de emergência locais quando precisarem de assistência, mesmo quando não tiverem cobertura de celular.
“Todos os modelos da linha iPhone 14 — iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max — podem se conectar diretamente a um satélite por meio de uma combinação de componentes personalizados e software profundamente integrado”, diz a Apple no post.
Como o recurso funciona?
O serviço funciona como um complemento para o já existente recurso de chamada de emergência do dispositivo. Quando necessário, o usuário pode pressionar, por alguns segundos, os botões de energia e volume, ou rapidamente o botão liga/desliga cinco vezes, e realizar uma chamada para o serviço de emergência.
Nesse modo, o aparelho utiliza as conexões de dados ou Wi-Fi, mas agora, caso nenhum dos dois resultem em uma chamada de sucesso, o iPhone vai iniciar um processo para ajudar o usuário a utilizar a conexão via satélite no lugar das tradicionais.
Durante a fase inicial o usuário terá que responder uma série de perguntas, por uma interface de fácil uso, que ajudarão a equipe de socorro a entender melhor a situação e agilizar o resgate.
O aparelho então continua dando instruções para o usuário até que ele envie a mensagem, que leva informações como a localização precisa e até o nível de bateria do celular “via satélite para centros de retransmissão com especialistas treinados pela Apple que podem pedir ajuda em nome do usuário”.
Segundo a Apple, o questionário é resultado de um trabalho colaborativo com especialistas da área e órgão responsáveis e as perguntas englobam as ocorrências mais comuns que levam alguém a ligar para serviços de emergência.
O SOS de emergência via satélite é um serviço gratuito por dois anos desde a compra de um novo iPhone 14. Ainda não disponível no Brasil, a Apple garante que ele deve chegar a ainda mais regiões a partir de 2023.
Fonte: Apple
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui