Ícone do site BIT magazine

Gamificação na Educação: Como jogos estão melhorando o aprendizado

Se você é professor e está buscando formas de obter mais atenção e interesse de seus alunos nas aulas, devia estudar um pouco sobre gamificação na educação. Para ajudar você a entender essa moderna abordagem, vamos falar um pouco sobre como seu uso tem melhorado o aprendizado.

Imagem: Freepik

Gamificação na educação

Algo que não é segredo para nenhum docente é a importância do lúdico na aprendizagem, para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico dos alunos. E foi com essa certeza que foi desenvolvida a gamificação na educação.

Na inovadora abordagem se desenvolve dinâmicas lúdicas com os alunos, utilizando elementos de jogos, com o propósito de aumentar o engajamento e melhorar o aprendizado. Esta metodologia tem sido amplamente utilizada para tornar o processo de aprendizado mais interativo, motivador e eficaz.

Imagem: Freepik

A influência da gamificação na educação para a melhoria do aprendizado

As gerações atuais têm apresentando grande dificuldade de manter a atenção nas aulas, o que acaba prejudicando seu aprendizado. A gamificação na educação chegou como uma solução para este problema, já que o uso dessa metodologia tem ajudado os professores a reter a atenção dos alunos.

Dessa forma os estudantes conseguem absorver e conservar mais conhecimento, o que demonstra a forte influência da abordagem na melhoria do aprendizado. Isso porque os jogos proporcionam um ambiente de aprendizado ativo, no qual os alunos aprendem de forma prática e interativa.

Além de aprender de forma lúdica, os estudantes têm um melhor desenvolvimento de habilidades como: resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe e tomada de decisão. Esses fatores evidenciam que a gamificação na educação traz benefícios significativos para os alunos.

Os jogos também geram uma certa autonomia de aprendizado para os estudantes, já que proporcionam feedback imediato, permitindo que eles percebam seus erros. Ao entender o que fizeram errados os alunos são capazes de desenvolverem novas estratégias, corrigindo seus erros.

Ou seja, o aprendizado acaba sendo muito mais eficaz, pois a gamificação oportuniza o reconhecimento de pontos que necessitam de melhorias. Assim os estudantes são mais assertivos em seus métodos de estudo, aumentando suas chances de obter melhores resultados.

Imagem: Freepik

Como aplicar a gamificação em sala de aula?

Primeiramente vamos deixar claro que gamificação em sala de aula não é somente levar alguns jogos para os alunos passarem um tempo se divertindo. Aplicar essa metodologia envolve muito mais que a simples introdução de jogos.

É preciso desenvolver um planejamento de atividades bem estruturado, alinhando os elementos dos jogos com os objetivos de aprendizado e com o perfil dos alunos. Veja abaixo algumas dicas que vão ajudar você a planejar o uso de gamificação na educação de sua turma:

Imagem: Freepik

Sugestões de atividades de gamificação na educação

Se você não tem ideia de por onde começar para aplicar gamificação na educação de sua turma, veja abaixo algumas sugestões de atividades:

Caça ao Tesouro Educativa

Desenvolva uma caça ao tesouro com pistas e desafios relacionados ao conteúdo que está sendo ensinado. Em grupos os alunos devem enigmas e avançar até encontrar o tesouro, que precisa ser uma recompensa real.

Quiz Educativo

Elabore um quiz, no qual os alunos respondam a perguntas sobre o conteúdo da aula e ganhem pontos por respostas corretas. Você pode inclusive fazer isso utilizando aplicativos ou plataformas digitais o que vai deixar a turma ainda mais animada.

Histórias Interativas

Realiza um jogo narrativo, no qual você conta uma história, que ao longo da narrativa conta com dois caminhos diferentes para prosseguir. Você vai expor as opções para a turma e deixar que eles decidam como a história continua.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile