O jogo que hoje é considerado uma das principais franquias da Microsoft pode ter uma história bem menos gloriosa do que sua fama sugere. Isso porque, aparentemente, a Epic Games, que iniciou a trilogia original, teria vendido o Gears of War para a Microsoft por não ter mais ideias sobre o desenvolvimento da série.
A Epic Games não sabia o que fazer com Gears of War
Quem fez a afirmação foi Cliff Bleszinski, que teve uma participação ativa nos três primeiros jogos da série, como principal designer.
Segundo o designer, em uma entrevista concedida à IGN, depois que ele e mais dois companheiros, deixaram o projeto, a empresa ficou perdida, restando apenas a venda da franquia para financiar outras áreas.
“Eu honestamente acho que quando Lee Perry [Gameplay Designer, Gears of War 2], eu e Rod Ferguson [Produtor, Gears of War] saímos, acredito que a Epic realmente não sabia o que fazer com a franquia”, disse Bleszinski ao IGN.
Segundo o designer, uma prova disso é que mesmo precisando de receita e com a Unreal Engine indo muito bem, a empresa já não tinha lançado um jogo há um bom tempo.
Bleszinski havia saido da Epic Games em 2012 e a franquia foi vendida a Microsoft em 2014. Na época da venda de Gears of War, Tim Sweeney, CEO da empresa, chegou a dizer estar vendendo por decidir que não iam mais fazer jogos da franquia e caso não o fizessem, o jogo ficaria guardado na prateleira da empresa, provavelmente por décadas.
Nas mãos da Microsoft
Após a aquisição, a Microsoft decidiu deixar a franquia nas mãos da The Coalition Studio, na época, Black Tusk. The Coalition é uma das equipes do Xbox Game Studios, localizado no Canadá e foi responsável pela criação de mais dois jogos da franquia, incluindo a remasterização do primeiro jogo, com o nome Gears of War: Ultimate Edition.
Dos três que deixaram a Epic Games, apenas Rod Ferguson retornou ao jogo, mas do lado da Microsoft. Um detalhe interessante é que após ele comandar Gears 4 e Gear 5, Rod deixou o estúdio para se juntar a Blizzard, que agora vai ser comprada pela Microsoft.
Bleszinski disse também que recebeu uma ligação de Phil Spencer, o chefe da Microsoft Gaming, logo quando a compra de Gears of War foi anunciada.
“… quando o IP foi vendido para a Microsoft o único telefonema que recebi foi de Phil Spencer”, disse.
O designer também comentou já ter conferido os novos jogos da série, mas aparentemente o jogo não segue mais a mesma linha que os originais. Ele até cita o final de Gears 5, dizendo que se fosse ele, a escolha que os jogadores teriam que fazer seriam bem diferentes.
Já em relação a Epic, a empresa já partiu para outra há muito tempo. Hoje seu foca é expandir sua loja e desenvolver a Unreal Engine 5, que a propósito está sendo usada pela The Coalition no seu próximo título.
Mas o grande sucesso da Epic no momento é o Fortnite, o sucesso global que carrega empresa nas costas.
Fonte: IGN
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