A ousadia dos golpistas chega a usar imagens do bilionário para “validar” suas operações fraudulentas com criptomoedas. Falsos sorteios de criptomoedas são golpe e roubam milhões usando imagem de Elon Musk, com cortes e edições antigas de falas do empresário os criminosos já fizeram enorme fortuna.
Usando imagens antigas de Elon Musk, criminosos fazem falso sorteio e lucram milhões
A denúncia é grave e fácil de verificar ao procurar vídeos antigos de Elon Musk e Jack Dorsey Ark Invest no YouTube, inclusive alguns denunciando as fraudes. Com promessas vazias de retornar o dobro do investimento feito em criptomoedas, as vítimas já estão em números alarmantes.
Os criminosos já lucraram mais de US$ 1,3 milhão depois de retransmitir vídeos antigos com uma versão editada do antigo painel de discussão sobre criptomoedas com Elon Musk, Jack Dorsey e Cathie Wood na conferência “The ₿ Word” da Ark Invest.
São diversos “canais” que efetuam a transmissão com formatos editados, incluindo dados posteriores para o suposto investimento fraudulento, os usuários desavisados estão correndo enormes riscos em perder suas criptomoedas.
Jamais caia nos golpes que solicitam transferências de criptomoedas para carteiras desconhecidas que prometem lucros exorbitantes e fora da curva, a sua proteção também depende de cautela.
Golpe de criptomoedas é simples e usa a imagem de Elon Musk
A ação é simples: utilizam uma imagem de sucesso conhecida para dar peso ao crime de scam, solicitam transferências e o dinheiro simplesmente some, desaparece.
A McAfee já estava monitorando os cribercriminosos nessa nova empreitada, e publicou um relatório completo na última quinta-feira (5). O início do relatório já demonstra o tamanho e proporção dos golpes:
“A McAfee identificou mais 15 sites de golpes, elevando o total para 26. O valor combinado das carteiras compartilhadas nesses sites é superior a US $ 1.300.000, o que é um aumento de cerca de US $ 1.000.000 desde que este blog foi publicado pela última vez. Isso destaca a escala desta campanha de golpe atual.”
A empresa de segurança também deu luz sobre todo o processo de fraude e os métodos usados pelos ladrões.
“A McAfee identificou vários canais do YouTube que estavam transmitindo ao vivo uma versão modificada de uma transmissão ao vivo chamada “The B Word” onde Elon Musk, Cathie Wood e Jack Dorsey discutem vários aspectos da criptomoeda. As transmissões ao vivo modificadas tornam o vídeo original menor e colocam um quadro em torno dele anunciando sites maliciosos que ele afirma que dobrarão a quantidade de criptomoeda que você envia. Como o tópico do vídeo está em criptomoedas, ele adiciona alguma legitimidade aos sites que estão sendo anunciados.”
Todo o cuidado é pouco para se prevenir de fraudes simples e eficazes envolvendo criptomoedas, internet e imagens de personalidades.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui