Ícone do site BIT magazine

Google acusa empresa tecnológica por roubo patente e não é a primeira “briga” entre elas

O Google continua sua troca de farpas com a Sonos, empresa voltada para a criação de sistemas de som wireless que já processou a gigante dos anúncios mais de uma vez. Em uma das decisões judiciais, o Google foi até forçado a retirar recursos de alguns de seus produtos. Dessa vez, o Google está processando a Sonos, novamente, por infringir algumas de suas patentes.

Google continua sua batalha com a Sonos (Imagem: Jonny Gios on Unsplash)

Google dá o troco e está processando a Sonos

Depois da decisão em janeiro, onde a Sonos saiu vitoriosa, agora é a vez do Google contra-atacar. Segundo a empresa, a sua rival está violando sete de suas patentes que envolvem tecnologias de controle de voz e alto-falantes inteligentes.

A base das acusações é de que as patentes são relacionadas à sua assistente por voz, mas especialistas do mercado comentam que essa pode ser apenas uma estratégia da gigante dos anúncios para dar o troco na Sonos.

[Sonos] iniciou uma campanha agressiva e enganosa contra nossos produtos, às custas de nossos clientes compartilhados“, disse um porta-voz do Google.

Assistente de voz da Sonos

O produto em questão, que a Sonos teria utilizado tecnologia patenteada pelo Google para criar, foi lançado em junho. Ele seria incorporado aos alto-falantes que a empresa havia criado com microfone embutido.

Imagem: Reprodução / Sonos

A assistente permite que os usuários deem comandos para reproduzir músicas em diferentes aplicativos, incluindo Amazon Music, Pandora e até o Deezer, sem contar o Sonos Rádio. Além de iniciar as músicas, é possível tocar listas, álbuns e até artistas específicos.

A assistente de voz, que alguns técnicos sugerem ser até mais rápida do que as alternativas das concorrentes, permite também gerenciar dispositivos conectados ao sistema, um dos recursos listados em um dos processos da (Sonos) contra o Google.

Mais de 2 anos de “treta”

A briga entre as empresas começou no início de 2020, quando a Sonos decidiu processar o Google, que segundo ela, havia adquirido informações valiosas sobre sua tecnologia durante os vários anos em que trabalharam juntos.

A Sonos ainda abriu mais um processo em setembro do mesmo ano, alegando que a gigante dos anúncios haveria infringindo mais 5 patentes suas.

Essa ação foi ganha pela Sonos e o Google teve que modificar como seus alto-falantes trabalhavam.

O Google ainda havia processado a Sonos ao afirmar que a empresa estava usando várias de suas tecnologias sem licença apropriada, incluindo o Google Search.

[trabalhamos] durante anos com os engenheiros da Sonos na implementação de reconhecimento de voz e controle de dispositivos ativados por voz em produtos Sonos… até mesmo fornecemos o software Google Assistant para a Sonos por muitos anos“, disse a gigante dos anúncios no novo processo.

E aí, quem você pensa que ganha essa batalha? Deixe sua aposta aí nos comentários!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile