Google agora permite pesquisar coisas que você não pode descrever
É bastante comum se atrapalhar durante uma tentativa de busca sobre algo específico no Google. Mas calma, para tudo existe uma solução.
É bastante comum se atrapalhar durante uma tentativa de busca sobre algo específico no Google. Com a popularização das palavras chaves e estratégias de SEO (para quem já está familiarizado), aprendeu-se que quanto menor for a sentença de busca, melhor será o resultado.
Contudo, não é sempre que o Google apresenta os melhores resultados para uma busca, especialmente se a pergunta for complexa ou confusa. Afinal, o sistema não lê mentes, não é mesmo? Mas calma, para tudo existe uma solução. É o que disse a gerente de produto de Pesquisa do Google, Belinda Zeng.
Exemplo de busca no Google
Mas antes vamos a um exemplo. Suponha que você está em busca do famoso “pretinho básico” mas não sabe como descrever o modelo desejado, tendo em vista que as nomenclaturas do mundo da moda são extensas.
Neste caso, a saída é selecionar a foto de referência do modelo desejado e colá-la ou tirar uma foto diretamente da câmera do Google, e então escrever uma única palavra no campo de busca.
Lançamentos recentes do Google
Atualmente, o Google se empenha no lançamento de uma versão beta do recurso Google Lens Multisearch exclusivamente nos Estados Unidos da América (EUA). A ferramenta está disponível tanto para o sistema Android quanto iOS. Ainda não há menções sobre “se” e “quando” o recurso será disponibilizado no Brasil.
Mesmo assim, é importante explicar que o modelo inicial da ferramenta foi configurado para verificar apenas buscas relacionadas a compras. De acordo com Belinda Zeng, este foi o pedido mais aclamado pelos usuários do Google, embora ela e o diretor de buscas da empresa, Lou Wang, acreditem que a capacidade da ferramenta possa ir muito além.
“Você pode imaginar que tem algo quebrado na sua frente, não tem palavras para descrevê-lo, mas você quer consertar… você pode simplesmente digitar ‘como consertar”, explicou Wang.
Propósitos e funcionalidades da nova ferramenta do Google
Wang ressaltou que a tendência é que a pesquisa múltipla seja expandida para vídeos e imagens no geral, incluindo os modelos de resposta tradicionalmente encontrados em uma pesquisa de texto usual do Google.
Ao que parece, a intenção é equiparar as buscas e resultados, e deixar de lado o foco em parcerias com lojas específicas ou limitar os resultados a vídeos do YouTube. Assim, a plataforma poderá exibir uma ampla gama de resultados ao usuário.
Porém, se tratando de uma máquina, um sistema, assim como já ocorre com a busca feita com a ajuda da assistente de voz, a pesquisa múltipla também tem suas limitações. A tendência é que o sistema preste mais atenção à imagem do que à palavra chave anexada em conjunto.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.