Google Analytics representa risco à privacidade, diz regulador francês
Regulador francês diz que Google Analytics representa risco à privacidade de pessoas da Europa devido a transação de dados. Confira!
O Google Analytics, serviço de análise da web mais usado no mundo, corre o risco de dar aos serviços de inteligência dos Estados Unidos acesso a dados de usuários de sites franceses. Pelo menos é o que pensa a agência de vigilância francesa CNIL nesta quinta-feira (10).
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O regulador de privacidade de dados – um dos mais vocais e influentes da Europa – disse que a gigante de tecnologia dos EUA não tomou medidas suficientes para garantir os direitos de privacidade de dados sob a regulamentação da União Europeia quando os dados foram transferidos entre a Europa e os Estados Unidos.
“Essas (medidas) não são suficientes para excluir a acessibilidade desses dados aos serviços de inteligência dos EUA“, disse o regulador em comunicado. “Existe, portanto, um risco para os usuários do site francês que usam este serviço e cujos dados são exportados“, completou.
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Declarações à cerca do assunto
A CNIL afirmou que o gerente do site francês utilizado para o teste tinha um mês para cumprir a regulamentação da União Europeia. E que, além disso, havia emitido ordens semelhantes a outros operadores de sites.
O Google não quis se manifestar sobre a decisão da CNIL. A empresa disse anteriormente que o “não rastreia pessoas pela Internet e que as organizações que usam essa ferramenta têm controle sobre os dados que coletam“.
Outras grandes empresas, incluindo o Facebook da Meta, pediram que um novo pacto transatlântico de transferência de dados seja rapidamente fechado devido aos riscos legais que representam.
“A longo prazo, ou precisamos de proteções adequadas nos Estados Unidos, ou acabaremos com produtos separados para os EUA e a UE“, disse Schrems em reação à decisão do CNIL. “Eu pessoalmente preferiria melhores proteções nos EUA, mas isso depende do legislador dos EUA – não de ninguém na Europa“, completou.
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Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.