Google Chrome muda logo pela primeira vez em oito anos
Em uma imagem compartilhada nas redes sociais pelo designer da Google, Elvin Hu, foi divulgado o novo design do Google Chrome.
Em uma imagem compartilhada nas redes sociais pelo designer da Google, Elvin Hu (@elvin_not_11), foi divulgado o novo design do Google Chrome. O navegador mudou o logo pela primeira vez em oito anos (veja comparação abaixo). A diferença, porém, é muito sutil.
Leia também: Google é processada por enganar usuários sobre dados de localização
“O novo ícone vai começar a aparecer nos dispositivos em breve”, disse ele. “Simplificamos o ícone principal da marca removendo as sombras, refinando as proporções e iluminando as cores, para alinhar com a expressão de marca mais moderna do Google”, emendou.
Segundo Elvin, um visual ainda mais diferente chegou a ser explorado, com as linhas brancas que separam as cores mais grossas, “introduzindo mais espaço negativo”. Mas, a ideia acabou caindo, já que a equipe preferiu manter o ícone facilmente reconhecível.
“O branco exigia um traço que reduzia o tamanho do ícone em geral e o tornava mais difícil de reconhecer, especialmente ao lado de outros aplicativos do Google”, diz.
O designer também afirmou que, ao repensar o logo, descobriu que “colocar certos tons de verde e vermelho próximos um do outro criava uma vibração de cor desagradável”. Por isso, segundo ele, colocou-se um gradiente muito sutil no ícone principal para atenuar isso.
Leia também: Nova atualização do Google Docs trará mais facilidades para Mobile
Google Chrome receberá personalizações para sistemas operacionais
O logotipo também receberá personalizações específicas do sistema operacional.
“Queremos que os ícones pareçam reconhecíveis como Chrome, mas também bem elaborados para cada sistema operacional. Por exemplo, no Windows, os ícones assumem uma aparência obviamente gradativa, aparecendo no Windows 10 e 11”, disse Hu em um dos tweets.
No ChromeOS, o logotipo ficará mais colorido para complementar os outros ícones do sistema – enquanto no macOS o logotipo terá uma pequena sombra, fazendo parecer que está “saindo” do dock.
Já no iOS, o aplicativo Beta começará a usar um design semelhante a um plano, como um aceno para os aplicativos focados no desenvolvedor da Apple. E o ícone do aplicativo terá novas proporções no título.
Dados Técnicos do Chrome
- Desenvolvedor: Google LLC.
- Lançamento inicial: 2 de outubro de 2008
- Versão estável: Windows, macOS, Linux – 95.0.4638.54
- Android: 95.0.4638.50
- iOS: 95.0.4638.50
- Versão em teste: Beta 96.0.4664.18
- Beta (Android): 96.0.4664.17
- Beta (iOS): 96.0.4664.17
- Dev (Windows, macOS, Linux): 97.0.4676.0
- Dev (Android): 97.0.4676.0
- Dev (iOS): 97.0.4674.0
- Estado de desenvolvimento: Ativo
- Escrito em: C++
- Sistema operacional: Windows, Linux, macOS, Android e iOS
- Incluído com Chrome OS
- Motores: Blink (WebKit no iOS), V8
- Plataforma: IA-32, x64, ARMv7
- Disponível em 53 idiomas
- Gênero: Navegador web
- Licença: Freeware sob os Termos de Serviço do Google Chrome
Leia mais: Google Meet lança a opção de legendas com tradução AO VIVO: Saiba com ativar
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.