Ad Blockers, ou bloqueadores de anúncios, são uma das extensões mais usadas nos navegadores hoje em dia. E se você passa horas e horas navegando, seja a lazer ou a trabalho, nós poderíamos dizer até que um Ad Blocker é uma necessidade sua.
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Evitar propagandas, principalmente em serviços como Youtube e Twitch, muitas vezes nos rende segundos, e até minutos, preciosos que ao fim do dia. A depender do tempo que a pessoa passa navegando, o corte soma uma quantia considerável de tempo perdido vendo anúncios nada importantes.
Só para se ter uma ideia, indo para a página de um famoso Ad Blocker na Chrome Store, podemos constatar que apenas essa extensão tem mais de 10 milhões de usuários. Lembrando que existem inúmeras outras por aí com funcionalidade parecida.
Os Ad Blockers funcionam de maneira bem simples: eles impedem a conexão com servidores externos que fazem a exibição dos anúncios, proporcionando uma navegação bem mais “limpa”.
Infelizmente, as extensões podem estar com os dias contados. Isso devido à uma mudança na política de gerenciamento de extensões chamada de Manifest.
Bloqueadores de anúncios podem ter dias contados
Até o momento, o Google funcionava com o Manifest V2 – mesmo já vindo com a versão V3 incluída desde o Chrome 88. Contudo, a nova versão Chrome 99 irá, gradualmente, substituir a antiga mudando o modelo de extensões para o projeto Chromium.
A transição acontece até janeiro de 2023, quando ele passará a ser o padrão de vez, inutilizando qualquer extensão que ainda se baseie no Manifest V2.
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Qual é o motivo dessa atualização?
Segundo a empresa, a medida foi tomada por segurança. A medida visa fechar brechas que muitas vezes permitiam que extensões maliciosas se comunicassem secretamente com servidores de criminosos.
O efeito colateral, dessa mudança é que reduz, também, a eficácia dos Ad Blockers, chegando até a inutilizá-los em alguns casos.
Isso é bom ou ruim?
Muitos desenvolvedores suspeitam que o Google queira forçar a mudança para tornar os bloqueadores de anúncios menos eficientes. Isso faz sentido, já que a empresa também está no ramo de Ads, altamente impactado pelo uso de bloqueadores de anúncios.
O fato é que o novo posicionamento aplica limitações que impedem que os bloqueadores de anúncio funcionem corretamente, já que o processo de exibição dos Ads passará a ser centralizado no próprio navegador.
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