O TikTok é um fenômeno entre as redes sociais. O modelo de negócios da empresa funciona tão bem que suas concorrentes têm copiado diversas de suas funções ao longo dos últimos anos e até, em alguns casos, todas elas. Agora, para copiar uma das novidades mais recentes na plataforma, o Google fez um investimento milionário em uma startup de IA (Inteligência Artificial).
Google investe milhões em startup de Inteligência Artificial (IA)
Segundo o TechCrunch, a gigante dos anúncios adquiriu, de forma sorrateira, a Alter, uma startup focada no desenvolvimento de avatares usando IA.
E o investimento não foi nada pequeno. Segundo o portal de notícias, o Google investiu cerca de US$100 milhões, isso mesmo, cerca de R$ 510 milhões na cotação atual.
Segundo o site de notícias, a fonte seria uma pessoa familiarizada com o caso — que preferiu não se identificar — e o objetivo da gigante dos anúncios seria um esforço para impulsionar as opções de conteúdo em sua plataforma e competir melhor contra o TikTok.
No momento, o valor da compra ainda não foi confirmado oficialmente, mas um representante do Google afirmou que a Alter havia de fato sido adquirida pelo Google.
Aparentemente, a negociação foi finalizada há dois meses, mas meio que em sigilo, sem que nenhuma das partes envolvidas fizesse um alarde.
Durante esse tempo, alguns dos executivos da startup já haviam atualizado seus perfis do LinkedIn, confirmando sua parceria com a gigante dos anúncios, mas sem entrar em detalhes.
Conhecendo a Alter
A Alter estreou no mercado em 2020, sob o nome de Facemoji. Fundada por Jon Slimak e Robin Raszka, a empresa sediada nos Estados Unidos e na República Tcheca era especializada na distribuição de avatares para redes sociais e jogos.
Um dos seus principais investidores foi o Twitter, que na época desembolsou cerca de US$3 milhões, aproximadamente R$ 15,3 milhões. Outros investidores, como Roosh Ventures and Play Ventures, também entraram com quantias similares. Algum tempo depois teve seu nome alterado para Alter.
Enquanto a fonte afirma que o Google pretende concorrer com empresas como o TikTok, ainda não se sabe como essa concorrência deve de fato acontecer. Uma das melhores opções seria a implementação da tecnologia no YouTube Shorts, que a empresa fez à imagem da concorrente.
O TikTok hoje permite que usuários criem avatares com sua imagem, mas várias outras empresas — como o Snapchat, o Facebook e o Instagram — já tem uma implementação parecida, com filtros que mapeiam o rosto dos utilizadores para criar avatares 3D.
Fonte: TechCrunch
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui