Recentemente o Google vem trabalhando para melhorar várias de suas ferramentas educacionais e ajudar professores e estudantes por todo o mundo. A última novidade foi uma cartilha que a empresa disponibilizou na semana passada para ajudar educadores a prepararem suas aulas híbridas e online.
Google lança cartilha com dicas sobre aulas híbridas e online
Na cartilha intitulada de “A sala de aula híbrida na prática”, a empresa reuniu diversas metodologias envolvendo criação de jogos, palestras e até materiais interativos que devem transformar a prática pedagógica em uma atividade mais prazerosa para os alunos.
O conteúdo divulga o uso da tecnologia “em prol do aprendizado” como uma forma de ajudar os educadores a preparar aulas tanto para o ensino remoto quanto para o ensino presencial.
Obviamente, para montar o conteúdo, a empresa utilizou sua própria plataforma, o Google for Education, e o conteúdo disponibilizado também foi preparado pela equipe em parceria com profissionais da área de educação.
Grande foco nas atividades interativas
Pensando no aspecto dinâmico do aprendizado, uma das atividades onde a empresa focou foi a “escape room”, um jogo bastante difundido no Brasil.
Ele seria usado em conjunto com o Google Forms ou o Google Presentation para levar os alunos por histórias interativas até chegar na conclusão do objetivo. Uma verdadeira aventura e aprendizado onde as suas escolhas importam!
Outra proposta que chama a atenção é o uso de “hyperdocs”, documentos contendo não só textos, mas diversos tipos de mídia para guiar o aluno através do conteúdo.
As atividades podem ser feitas tanto em grupo como sozinho e as respostas ainda são dadas diretamente no arquivo.
Essas são apenas duas das propostas mencionadas na cartilha. A equipe do Google preparou várias, com diferentes níveis de execução. Todas com exemplos práticos e um passo a passo de como fazer.
Além de atividades online, o documento também dá dicas para aulas presenciais e offline!
Porque o Google fez esse e-book?
Segundo os representantes da empresa, essas metodologias e suas ferramentas, são uma ótima maneira de inserir tecnologia no meio educacional.
Passamos por uma forte mudança de paradigmas durante a pandemia dos últimos anos, onde a maioria das aulas foi dada online.
Mas foi deixado claro que, embora o objetivo fosse ajudar os profissionais que trabalham de forma online ou híbrida, as estratégias podem funcionar offline também, precisando apenas de adaptações.
Segundo o e-book do Google, tudo feito ali é para estimular o envolvimento do aluno com as aulas, incluindo pesquisa, leitura e até o uso de materiais alternativos, online e offline, daí o conceito “híbrido”!
É necessário ter em mente que as atividades foram planejadas utilizando ferramentas do ecossistema do Google e, em alguns casos, será necessário ter uma conta online na empresa para usar os serviços corretamente.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui