Desaceleração das vendas de grandes empresas como Microsoft e Google acendem um alerta sobre uma nova crise no ramo da tecnologia – alguns apontam que seja a ressaca da pandemia.
Desaceleração da economia atinge Microsoft e Google
O mundo vive uma nova crise econômica (muito por conta do que aconteceu desde 2020 com a pandemia do Covid-19) e, se antes as empresas de tecnologia estavam até que crescendo por conta da necessidade do isolamento, agora elas veem uma situação de desaceleração.
A Alphabet (dona da Google e do YouTube) afirmou que as vendas aumentaram 6% no último trimestre, cerca de US$ 69 bilhões, mesmo com a empresa cortando custos com publicidade.
Foi o crescimento trimestral mais fraco da empresa em quase uma década, fora do início da pandemia.
A Microsoft também afirmou que a demanda por seus computadores e por outras tecnologias da marca também enfraqueceu. As vendas aumentaram 11%, cerca de US$ 50,1 bilhões, mas é considerado o crescimento de receita mais lento dos últimos cinco anos.
Clientes e usuários do mundo todo estão fazendo cortes de gastos a medida que os preços e os juros sobem e o temor que uma recessão global ocorra começa a ficar mais nítido.
O dólar forte também corroborou para que as vendas de produtos de empresas americanas ficassem ainda mais caras.
De olho nas empresas para prever o futuro
Evelyn Mitchell, analista principal da Insider Intelligence, afirmou:
“Quando o Google tropeça, é um mau presságio para a publicidade digital em geral”
Os lucros das marcas da Alphanet caíram quase 30%, cerca de US$ 13,9 bilhões, principalmente porque as receitas de anúncios do YouTube caíram pela primeira vez.
Sundar Pichai, CEO da Google, já havia afirmado que a empresa iria focar em novas coisas para tentar segurar ao máximo a perda de capital.
A Microsoft também já afirmou que está esperando que a receita caia até o fim do ano, pois a procura corporativa por seus computadores também diminuiu, inclusive as vendas dos jogos para Xbox também diminuíram.
Não só essas empresas estão passando por isso, mas outras no ramo da tecnologia. A pandemia trouxe um boom gigantesco ao nicho, mas agora, aparentemente, a fase boa passou e as empresas estão começando a ver as vendas caírem.
Mesmo que estejam investindo em tecnologia de realidade virtual (caso da Meta), as grandes empresas estão tendo que perceber (talvez na marra), que a realidade da maioria da população não está tão fácil para continuarem a comprar os produtos.
Com informações: BBC News.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui