O Google está trabalhando em uma nova tecnologia envolvendo inteligência artificial (IA) que promete virar o jogo no campo das fotografias. A ferramenta trabalha reduzindo os artefatos encontrados em fotos tiradas em ambientes com pouca luminosidade, o chamado noise (ruído), para melhorar suas imagens.
O problema dos ruídos
Ter ruídos na sua imagem é um dos problemas mais sérios da fotografia e embora possam ser encontrados em qualquer foto, eles se tornam mais presentes em imagens tiradas em ambientes com pouca luz.
O problema é tão sério que existe todo um segmento da indústria voltada para resolver o problema, seja por software em pós-processamento ou até mesmo por hardware, como sensores mais avançados, lentes, etc.
O Google já demonstra interesse nessa área há bastante tempo, e agora resolveu se aprofundar de vez com uma tecnologia revolucionária. Uma inteligência artificial especializada no tratamento de imagens.
Nova IA do Google vai melhorar suas imagens
Segundo a empresa, a IA analisa a imagem e a reconstrói, se livrando das imperfeições, principalmente os ruídos.
O Google garante que sua ferramenta de inteligência artificial já é mais potente nesta função do que a maioria das alternativas de software existentes, servindo para apresentar as possibilidades que a fotografia computacional traz para o mundo.
Essa nova ferramenta é chamada de RawNeRF e ela faz parte de um projeto de código aberto maior da empresa, chamado MultiNeRF, uma solução completa para o escaneamento de imagens, tratamento e reconstrução de cenários em 3D.
Como funciona
O RawNeRF foi criado para trabalhar em conjunto com as outras ferramentas do projeto, NeRF 360 e Ref-NeRF, todos baseados na mesma tecnologia, a NeRF (Campos de Radiância Neural).
O papel do RawNeRF nesse combo é fazer uma reconstrução completa das cenas ao combinar várias imagens. Durante o processo ele consegue eliminar grande parte do ruído quase que sem danificar a qualidade da fotografia.
Sua principal vantagem é trabalhar diretamente nos dados brutos da imagem (RAW), ao invés de imagens JPEG já comprimidas no pós-processamento.
Após analisar as imagens, ele então reconstrói a cena usando HDR, para ter uma flexibilidade extra para trabalhar com as variações de brilho e exposição.
Exemplo de AI vai melhorar imagens reais
Para demonstrar a tecnologia, Ben Mildenhall postou um vídeo no YouTube explicando como ela funciona e suas vantagens.
No vídeo é possível ver o RawNeRF em ação e até uma comparação entre ele e outras ferramentas do tipo.
Para saber mais sobre o projeto você pode seguir o MultiNeRF no Github, link acima, ou ler esse artigo, você também pode baixar o paper (documentação) do projeto aqui!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui