Google Maps: como rastrear amigos e familiares
Compartilhar sua localização no Google Maps pode ser útil para encontrar os amigos ou monitorar a segurança de um familiar
É possível rastrear amigos e familiares através do Google Maps. Mas, o ideal é que se faça isso apenas com autorização mútua e visando a segurança. A plataforma oferece uma maneira simples de configurar o rastreio de pessoas.
Sabendo onde todos estão com o Google Maps
Justamente para prevenir perseguições indesejadas, a funcionalidade de rastrear amigos e familiares do Google Maps só é ativada após o compartilhamento de localização por quem gostaria de ser encontrado.
Porém, se o objetivo é rastrear em tempo real um amigo ou familiar que compartilhou a sua localização — como já é feito no WhatsApp —, o Google Maps também permite isso. Lembrando que a função no mensageiro é integrada à ferramenta do Google.
Compartilhando em dispositivos iOS
Caso queira compartilhar com alguém que tenha uma conta do Google (necessário), adicione seu endereço do Gmail aos seus contatos do Google.
- Em seguida, abra o Google Maps no seu dispositivo, toque na sua foto de perfil e, em seguida, escolha compartilhamento de localização;
- Agora, toque no botão Compartilhar localização;
- Defina quanto tempo pretende compartilhar a localização com os escolhidos;
- Pode-se marcar quantos nomes forem necessários de sua lista de contatos;
- Ao final, toque no botão “Compartilhar” (os selecionados receberão um alerta para rastreá-lo).
Compartilhando localização no Google Maps em dispositivos Android
Pelo fato do sistema já ser nativo do Google, a configuração é mais simples.
- Vá ao Google Maps e toque na sua foto de perfil;
- Em seguida, escolha o “compartilhar local”;
- Toque em “Compartilhar localização”;
- Agora, pode-se ter que permitir que o Maps acesse seus contatos;
- De forma simples, selecione quanto tempo deseja compartilhar sua localização e marque cada pessoa que deseja.
Compartilhando a partir do PC
Temos agora uma situação problemática. Infelizmente, só é possível compartilhar a própria localização ao vivo através do uso de um dispositivo móvel (tablet e smartphones).
Por outro lado, ainda é possível ao usuário visualizar a localização de outra pessoa — que tenha feito os processos anteriores — na versão desktop do Google Maps.
Se a intenção for finalizar o compartilhamento de sua posição ao vivo, é possível parar de compartilhar a informação com alguém através do PC, na versão de desktop.
A funcionalidade é bem próxima da utilizada com o WhatsApp, mas agora você já sabe que pode fazer o compartilhamento de localização em tempo real sem a necessidade de outro aplicativo como intermediário. Use com sabedoria e boa sorte.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.