O Google Meet preparou um novo recurso de transcrição automática para educadores inscritos no Workspace for Education Plus e Upgrade.
Melhora das aulas
A ferramenta irá fazer transcrição de aulas para os documentos e devem ocupar menos espaço que gravações em vídeo ou áudio.
Isso poderá facilitar a revisão de aulas que já foram passadas, além de ajudar no envio e na pesquisa de conteúdo pelos estudantes.
Além disso, o Google também está desenvolvendo sessões de perguntas e respostas e enquetes para os professores e professoras que usam o Meet nas transmissões de aulas ao vivo, isso poderá ajudar na interatividade e mais inclusão dos estudantes nas aulas online.
Estas ferramentas já estavam disponíveis em reuniões normais, mas não em transmissões ao vivo.
Pandemia e aula online com Google
Não é novidade que durante a pandemia ainda mais pessoas começaram a ter aulas online em casa.
Em pesquisa feita em setembro do ano passado, a procura pelo ensino à distância aumentou em 50% desde o começo da pandemia de Covid-19. Tentando diminuir o impacto social da distância ocasionado pela pandemia, a Google vem tentando trazer novidades.
Várias escolas e universidades no Brasil adotaram o Google Meet como padrão nas transmissões. Além da transcrição para documentos, agora eventos ao vivo poderão ser transmitidos para o YouTube, caso de conselhos escolares, reuniões, assembleias e outros.
Antes da atualização, o Workspace oferecia duas opções para a criação de transmissão ao vivo. Uma limitava o público para apenas 500 pessoas e a alternativa era criar eventos ao vivo para até 100 mil pessoas, porém, todas devem estar cadastradas no Workspace.
Com a habilitação direta do YouTube, mais pessoas poderão ter acesso aos eventos feitos pela instituição, escola, universidade ou até mesmo professores particulares (caso o link seja aberto e não privado).
Outras ferramentas
Além do Google Meet, o Screencast é um novo aplicativo integrado ao ChromecastOS, fazendo parte da nova atualização M103. A novidade permite que professores gravem, transcrevam e compartilhem, fazendo com que os alunos possam acessar mais de uma vez às aulas gravadas que estarão no Drive.
Fora que também poderão gravar vídeos com a ferramente de gravação de tela. A ferramenta Screencast permite que os professores possam desenhar e escrever nos vídeos se estiverem usando um Chromebook (direto pelo touch).
Para finalizar, o Google também traz uma atualização no Gmail, que irá permitir aos usuários adicionar textos alternativos nas imagens. A ferramenta será muito útil para quem recorre a leitores de tela, permitindo que saibam o que está incluído no e-mail.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui