Ícone do site BIT magazine

Google Play está travando Trump e a Truth Social por questões delicadas

Caso você não tenha percebido ainda, a Truth Social, rede social do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, ainda não deu as caras no Android. Mas há um motivo para isso! Aparentemente o Google está bloqueando a Truth Social por considerá-la uma plataforma muito violenta.

Google Play está bloqueando a Truth Social por causa de conteúdo violento – Imagem: Reprodução

Rede social de Donald Trump

A Truth Social é uma plataforma fundada por Donald Trump após ser banido das principais redes sociais do mundo devido às suas postagens polêmicas.

Ela foi finalmente lançada em fevereiro de 2022, mas apenas alguns meses depois foi considerada um fracasso, causado por diversos problemas envolvendo a sua infraestrutura e organização.

Mas relatos apontam que o código não é o único defeito da Truth Social. As políticas de privacidade e o excesso de conteúdo violento na plataforma estão fazendo com que seu aplicativo seja barrado na Google Play.

Google Play está bloqueando a Truth Social

Isso é algo que já vem acontecendo há algum tempo. O próprio CEO da Truth, Devin Nunes, já acusou o Google de ser um “monopólio”. 

Recentemente ele comentou que, embora o aplicativo já esteja pronto, sua chegada nos aparelhos com o sistema operacional da gigante dos anúncios “depende da Google Play Store”.

Em 19 de agosto, notificamos a Truth Social sobre várias violações das nossas políticas padrão. (…) Ter sistemas eficazes para moderar o conteúdo gerado pelo usuário é uma condição de nossos termos de serviço para que qualquer aplicativo seja lançado no Google Play, comentou um representante do Google.

Mas qual é o problema?

Enquanto a equipe da Truth continua demandando que o aplicativo seja aceito, o Google Play afirma que já entrou em contato com eles, explicando todos os problemas encontrados na plataforma.

A lista é grande. Para começar, um dos pontos que a empresa mais ressalta, é possível encontrar inúmeras postagens na rede social com conteúdo extremamente violento. Como o exemplo abaixo, no comentário de um usuário em uma postagem feita pelo ex-conselheiro de segurança nacional de Trump, Michael Flynn:

Ninguém confia na polícia e se os militares entrarem, nós os mataremos. Temos que admitir que esta nação precisa ser bombardeada porque é satânica”.

Para piorar ainda mais a situação, a postagem não tinha nem a marcação indicando “conteúdo sensível”, obrigatória nesses casos.

A plataforma, lançada até agora apenas na sua versão para navegador e na App Store, e apenas nos Estados Unidos, ainda segue fora da Google Play, mas existem outras alternativas. 

A empresa pode disponibilizar o aplicativo em seu próprio site e até mesmo fazer parcerias com outras lojas de aplicativos —  não, o Google Play não é o único no Android —, ou apenas acatar com as regulamentações do Google.

Enquanto isso, a Truth Social perde cerca de 40% dos usuários do país, que não podem baixar o aplicativo.

Fonte: Axios

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile