Para deixar suas pesquisas ainda mais relevantes e interessantes, o Google está planejando exibir uma marcação nos resultados das buscas. O recurso trata-se de um rótulo que será usado para marcar os menores artigos que correspondem à sua Pesquisa do Google.
Novo recurso na pesquisa do Google
O novo recurso é chamado de “Quick Read”, que pode ser traduzido para “Leitura Rápida”.
A plataforma vai classificar os melhores artigos de uma busca baseados no seu tempo de leitura. Ou seja, os artigos que contenham as palavras-chave pesquisadas e tiverem um tempo de leitura menor do que 5 minutos.
Para definir o tempo de leitura, o robozinho da empresa responsável por indexar as páginas vai realizar uma contagem de palavras, mas o Google não especificou a quantidade necessária para ultrapassar o limite de tempo.
Para que serve a nova marcação?
Nos últimos tempos, a empresa vem trabalhando bastante no seu buscador, fazendo testes com diversas tecnologias, principalmente inteligência artificial (IA). O objetivo sempre foi melhorar a experiência dos usuários que utilizam a ferramenta.
A novidade deve permitir que o buscador separe conteúdos superficiais de artigos mais aprofundados. Por exemplo, se você só quiser se informar sobre uma notícia ou estiver com pressa, faz muito mais sentido procurar um texto curto sobre o assunto desejado.
Por outro lado, você pode estar preparando um trabalho para a escola, ou vai montar um resumo geral sobre um texto. Nesses casos você provavelmente vai querer um artigo que vá bem mais fundo no assunto.
Colocando rótulos nos melhores artigos
A principal mudança são os novos marcadores. Nas imagens abaixo é possível ver as pequenas tags arredondadas com o ícone de um relógio e o nome “QUICK READ” dentro.
Outros relatos indicam que o símbolo matemático “<” (menor) também foi usado para identificar os textos curtos. Nesse caso o formato era “< 5 Min Read”.
Aparentemente, nenhuma mudança no layout, nas páginas ou na pesquisa aconteceu. Tudo o que o recurso parece estar fazendo é a marcação, indicando para os usuários a diferença no tempo de leitura dos artigos.
Essa pode ser uma boa ideia nos tempos de hoje, onde as pessoas acabam procurando fontes de informação resumidas. Também é uma mudança drástica na postura que a empresa vinha adotando enquanto dava preferência para textos mais densos.
No momento, a novidade só aparece para um pequeno número de pessoas e a empresa também não liberou nenhuma informação sobre quando ela vai ficar disponível para todo mundo.
Fontes: 9to5Google
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui