Os usuários profissionais do Google acordaram com uma nova dor de cabeça. O sistema voltou a sofrer panes hoje, em serviços como: AdSense, Ads, Analytics, entre outros. Prejudicando todo um ecossistema de publishers e pequenos negócios.
Essas ferramentas são fundamentais para os criadores de conteúdo da internet (publishers) ou pequenas empresas e negócios que garantem a renda e estratégia baseadas em dados.
Ao que parece, o problema está sendo recorrente e sem causa definida apresentada pelo Google. A investigação da empresa para solucionar o caso ainda está em andamento, mas sem uma solução aparente, até o momento.
O grande problema é: pequenos negócios que usam a rede de anúncios do Google, ficam sem informação sobre seus investimentos e anúncios, gerando transtornos.
A situação pode piorar e até levar os empresários a tomarem decisões erradas com o delay (demora na atualização) ou ausência de dados.
Decisões erradas podem ser transformadas em perdas financeiras para os negócios. A situação toma outras proporções quando falamos de empresas menores — e seu constante risco de quebra.
A primeira ocorrência: semana passada
O primeiro relato sobre a pane nos serviços Google foi feito na última sexta-feira (15), por postagens no Twitter de profissionais que estavam se sentindo prejudicados.
Segundo o Search Engine Journal, a gigante dos anúncios chegou a confirmar “que há um bug que afeta os relatórios em produtos de Ads e Analytics”, fundamentais para controle e geração de receita.
A executiva do Google Ads, Ginny Marvin, confirmou o problema em uma postagem, também no Twitter.
There's an ongoing issue affecting Google ads products and Google Analytics for a large number of accounts. We're working on addressing the issue. Please see the dashboard for updates: https://t.co/F19BfFAJ8F
— AdsLiaison (@adsliaison) July 15, 2022
“Há um problema em andamento que afeta os produtos de anúncios do Google e o Google Analytics para um grande número de contas. Estamos trabalhando para resolver o assunto. Consulte o painel de ferramentas para obter atualizações.”
O problema é que nem a executiva ou o Google como empresa tinham uma estimativa de retorno para a normalidade no serviço. Porém, afirmavam estar totalmente empenhados na resolução da questão. Um novo exemplo de pane e paralisação foi visto hoje, deixando todos confusos.
Serviços Google que estão fora do ar
A melhor forma de verificar os status dos serviços de anúncios ou estatísticas é através do painel Google.
Na página, é possível encontrar todos os ícones que informam a interrupção de serviço (laranja), parada temporária (vermelho) e serviço em funcionamento (verde).
Até o fechamento da nota, os sistemas que continuam foram do ar são:
- Google AdSense;
- Google Ad Manager;
- Display & Video 360;
- Google Ads;
- Google Analytics;
- Search Ads 360.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui