Após mais de uma década no mercado e com 100 milhões de aparelhos vendidos, o Chromecast vai se despedir. A próxima versão, o Google Streamer, promete chegar com funcionalidades inéditas de inteligência artificial e integração com outros gadgets inteligentes.
Chromecast vai ser substituído?
No começo do mês, o Google anunciou que vai encerrar a produção do Chromecast, aquele dispositivo famoso por transformar TVs comuns em inteligentes. Ele ainda estará à venda enquanto durarem os estoques já produzidos.
A novidade que chega para tomar o lugar dele é o Google Streamer. Vale lembrar que quem já tem um Chromecast não precisa se preocupar, pois o funcionamento dos dispositivos continua normal.
“Não há alterações em nossa política de suporte para dispositivos Chromecast existentes, com atualizações de software e segurança contínuas para dispositivos mais recentes“, disse o Google.
De acordo com o Google, o Chromecast surgiu como a resposta para um problema da época: as TVs tinham poucos aplicativos disponíveis e, além disso, eram difíceis de usar. O dispositivo veio justamente para simplificar o acesso a conteúdos digitais e dar uma nova vida às TVs.
Nos últimos anos, o Google focou no aprimoramento da tecnologia Google Cast, que facilita a conexão entre smartphones, tablets e smart TVs, tornando o espelhamento e o streaming ainda mais simples e integrado.
“Estamos dando o próximo passo na evolução de como os dispositivos de streaming de TV podem adicionar ainda mais recursos à sua smart TV, construídos sobre a mesma tecnologia Chromecast“, explicou.
Mas afinal, o que é o Google Streamer? Confira a seguir!
O que é o Google Streamer?
Em primeiro lugar, o Google Streamer chega como uma versão mais avançada do Chromecast, trazendo não só funções de smart TV, mas também integração com dispositivos inteligentes.
Segundo o Google, ele pode controlar câmeras, luzes e termostatos conectados ao Google Home. Ou seja, ele é parecido com a Alexa, da Amazon.
Além disso, o aparelho utiliza inteligência artificial para recomendar conteúdos, mostrar resumos e exibir avaliações de outros usuários sobre séries em diferentes plataformas.
Com o dobro de memória em comparação ao Chromecast e 32 GB de armazenamento, o TV Streamer promete uma experiência mais fluida, com um sistema mais ágil e navegação mais suave, atendendo melhor às necessidades dos usuários que buscam desempenho superior.
Quais as funcionalidades?
Uma das novidades do novo substituto do Chromecast é o controle remoto repaginado, que agora vem com botões adicionais e a função de emitir um som para ajudar a encontrá-lo caso ele se perca em algum canto da casa.
O interior do dispositivo também foi aprimorado em relação ao Chromecast, entregando 22% mais desempenho e o dobro de memória RAM.
Essas melhorias visam proporcionar uma experiência de uso ainda mais rápida e fluida para os usuários, elevando o nível de performance do aparelho.
Outra novidade é a possibilidade de abrir a interface do Google Home diretamente na televisão, o que torna mais prático o acesso aos dispositivos conectados à internet e às câmeras espalhadas pela casa.
Dessa forma, o controle e monitoramento de todos os aparelhos inteligentes fica concentrado em um só lugar. Ao contrário do Chromecast, que era feito para ficar discretamente escondido atrás da TV, o Google TV Streamer foi desenhado para ficar visível, geralmente posicionado abaixo do televisor.
Com foco principal em entretenimento, o dispositivo foi projetado para minimizar problemas de atraso de sinal e dificuldades de navegação online que eram comuns no modelo anterior, garantindo uma experiência mais estável e fluida.
Principais tecnologias
Embora traga avanços tecnológicos em relação ao Chromecast, o novo Google TV Streamer ainda não parece ter o mesmo potencial de dispositivos como a Nvidia Shield TV ou a Apple TV 4K.
A interface do usuário deve continuar semelhante, mantendo as recomendações personalizadas e ferramentas como o acesso ao Rotten Tomatoes para verificar avaliações de filmes.
Enfim, o aparelho também permite exibir álbuns do Google Fotos diretamente na tela da TV.
Quanto vai custar o Google Streamer?
A princípio, o Google Streamer ainda não tem previsão de chegada ao Brasil, mas nos Estados Unidos ele será comercializado por US$ 99,99, o que gira em torno de R$ 570,00.
E aí, acha que o substituto do Chromecast vai fazer tanto sucesso? Comente aqui em baixo! Por fim, siga de olho em outras novidades e tendências aqui na Bit Magazine.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui