É surpreendente o que as empresas de tecnologia podem oferecer hoje em dia para a sociedade, incluindo o Google. A companhia busca inúmeras soluções tecnológicas para facilitar a nossa vida, e a sua última invenção é algo para tirar o fôlego.
MultiNerf: O que o Google aprontou dessa vez
O Google por si só já é uma das ferramentas mais incríveis que a internet pode oferecer gratuitamente (mesmo que no fundo, você pague com seus dados).
Além disso, o seu navegador, o Chrome , é um dos mais usados e populares no mundo. E claro, há toda uma infinidade de produtos que vão do Gmail até o YouTube, entre outras aplicações de interesse da empresa que nem imaginamos.
Dessa vez, algo fantástico surgiu, uma ferramenta incrível para quem adora lidar com imagens. Trata-se de um removedor de imagem que utiliza Inteligência Artificial (IA), para excluir ruído de imagens escuras (defeitos que atrapalham a nitidez).
Parafraseando o Tech Crunch, “uma imagem vale mais que mil palavras”, então, veja abaixo como esta tecnologia atua em imagens escuras.
O projeto do Google que ainda não passou da fase de pesquisas leva o nome de MultiNerf, e no seu estágio atual, ele é um software de código aberto. Ou seja, qualquer pessoa pode baixar e fazer o uso do código de modo a melhorá-lo ou apenas realizar testes.
O funcionamento da Inteligência Artificial na confecção de imagens
Imagine em um momento que esta tecnologia passe a ser integrada às câmeras dos smartphones, por exemplo. Na prática, há o uso de uma mágica IA, que consegue revelar detalhes incríveis mesmo em fotos de baixa qualidade.
A tecnologia do Google tem a habilidade de “imaginar” e reproduzir, como a imagem seria se não houvesse ruído. Em alguns momentos do vídeo, chega a ser bizarra a qualidade e nitidez de imagens totalmente expostas, após passar pela IA do MultiNerf.
Além disso, há outra mágica, o brilho adicionado à imagem, que revela detalhes que a princípio são ocultos. Outra questão também são as novas possibilidades com a própria mídia, de modo que é possível:
- Obter pontos de vistas variados da imagem;
- Escolher a quantidade de exposição;
- Regular o brilho da foto;
- Selecionar a quantidade de foco.
Ou seja, não há apenas um enriquecimento, mas também novas possibilidades para imagens que até então são difíceis de ver, seja por falta de luz ou muito ruído.
A tecnologia de código aberto do Google ainda não é um produto oficialmente disponível.
Fonte: Tech Crunch, Github
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui