Após passar mais de dois meses em repouso forçado devido às condições climáticas, o helicóptero Ingenuity, da NASA (Administração Nacional Aeronáutica e Espacial) voltou aos céus do gigante vermelho e completou seu 30° voo em Marte!
Helicóptero estava impossibilitado de voar
O Ingenuity em um helicóptero da NASA que foi levado a Marte para fazer parte de uma série de testes que tinham como objetivo estabelecer as capacidades que a agência tem de controlar o voo de aeronaves em outros planetas.
O drone ficou parado por pouco mais de dois meses após ter seu último teste de voo feito no dia 11 de junho.
Assim como a maioria do equipamento espacial, o Ingenuity se move utilizando a energia solar, mas o lugar onde ele fica, a Cratera Jezero, está passando por seu período de inverno.
Essa condição fez com que o helicóptero recebesse menos luz do que o necessário para manter suas baterias carregadas.
Para piorar ainda mais a situação, o painel solar do dispositivo acumulou bastante poeira. O resultado de tudo isso é que a aeronave está incapacitada para voos de longa distância.
Ingenuity completa 30° voo em Marte
Mesmo assim, o helicóptero parece conseguir dar pequenos saltos, o que motivou sua equipe a fazer um teste de voo no último sábado, dia 20 de agosto, para dar uma esquentadinha nos motores.
A notícia foi compartilhada pelo NASA JPL, o perfil oficial do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no Twitter.
The #MarsHelicopter is back in flight! After a two-month hiatus, the rotorcraft did a short hop over the weekend so the team can check its vitals and knock some dust off the solar panel.
Learn more about why the team wanted a simple Flight 30: https://t.co/02Bn48aQ3Y pic.twitter.com/bnCUG794Ks
— NASA JPL (@NASAJPL) August 22, 2022
“O #MarsHelicopter está de volta ao voo! Após um hiato de dois meses, o helicóptero fez um pequeno salto no fim de semana para que a equipe pudesse verificar seus sinais vitais e tirar um pouco de poeira do painel solar.
Saiba mais sobre por que a equipe queria um voo 30 simples: http://go.nasa.gov/3R34DXU“
O drone, que pesa apenas 1,8 kg, voou por pouco mais de 30 segundos e percorreu cerca de dois metros de distância, completando o seu voo de número 30 no espaço aéreo marciano.
A missão do drone
O helicóptero chegou a Marte em fevereiro do ano passado, com o rover Perseverance. Enquanto a missão do rover era procurar por sinais de vida antiga no planeta, o Ingenuity estava lá para fazer testes de voo.
Ele finalizou sua missão de 5 voos há mais de um ano e, desde então, vem ajudando na exploração do planeta.
No seu próximo objetivo ele vai se mover até o rio Delta para encontrar com o Perseverance. O empecilho: os cientistas vão ter que esperar a mudança das condições climáticas. A equipe afirma que assim que o sol mostrar as caras de vez, o helicóptero conseguirá fazer voos mais longos.
Para ajudar em sua nova jornada, o drone vai receber uma atualização no seu software de voo no próximo mês.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui