Alguns fãs do GTA San Andreas estão desenvolvendo um mod single player, que está sendo chamado de GTA 1991. O game explora o nascimento da epidemia de crack do jogo base, bem como as histórias menos contadas que ajudaram a moldar o simulador de crime de 2004 da Rockstar.
“Nós vamos com tudo, você sabe”, diz o co-criador do projeto DeltaCJ. “Queremos que seja tudo. Queremos que seja de qualidade Rockstar. Não podemos fazer abaixo da média.”
Logo de cara, DeltaCJ admite que fazer uma história anterior a de San Andreas sempre provocará discussões em torno de Histórias de San Andreas, mas diz que ele e sua equipe querem entregar mais do que isso.
Após o sucesso de GTA 3 e GTA Vice City, e coincidindo com o lançamento do PSP portátil em meados dos anos 2000, a Rockstar lançou Liberty City Stories e Vice City Stories com um ano de diferença – ambos eram ramificações de anteriores de seus principais rumos da série.
Apesar da especulação na época, uma variação de San Andreas sobre o tema nunca se materializou, e modders amadores ameaçaram realizar a ideia de forma não oficial desde então.
GTA 1991: Sinopse
A equipe envolvida na criação de GTA 1991 queria criar algo que fosse novo e nostálgico, que explorasse as histórias de personagens distantes dos holofotes de San Andreas.
Como tal, desembarcou em Little Devil como protagonista do mod um personagem mencionado por Sweet no jogo base, que acredita-se ter morrido em algum momento entre 1987 e 1992 (quando San Andreas se passa), mas cuja história não é contada e aberta à interpretação.
Isso, é claro, prepara o terreno para Little Devil no GTA 1991, quando ele e seu irmão Big Devil (também citado por Sweet em San Andreas e também morto até então), planejam vingança contra o membro da gangue rival Top Dawg, que se acredita ter assassinou seu primo, Dunga.
Algumas vezes, o envolvimento de Little Devil com o amigo traficante de drogas Sebastian o leva a um lado diferente das ruas, fazendo com que a Grove Street Family questione sua lealdade e compromisso com sua causa de bandeira verde.
“Depois de descobrir alguns detalhes cruciais sobre a morte de Dunga, Lil’ Devil acidentalmente desencadeia a epidemia de crack”, diz deltaCJ. “Você vai ver por quê.”
Tráfico de drogas mais realista
Talvez a característica mais intrigante do GTA 1991, pelo menos em comparação com seu material original, seja seu sistema de tráfico de drogas “realista”.
“Quero que os jogadores possam comprar e vender drogas, quero que eles possam comprar locais para vender, sejam casas de crack ou propriedades menos degradadas. Poder fazer a limpa e acabar com as gangues rivais, tomar posse da propriedade e depois fazer com que as pessoas venham comprar de você. Eu quero que os jogadores possam fazer contatos nas ruas e vender nas esquinas”, diz DeltaCJ.
Mas nem tudo são flores. As questões do dia a dia e o que pode acontecer também está no game para dar o máximo de realidade possível.
“Um dos aspectos mais importantes do sistema de tráfico de drogas é que eu não quero que ele seja explorado. Você poderá ganhar um bom dinheiro com isso, mas é um negócio paralelo. Com isso, também queremos que haja risco, você sabe, onde você pode ser roubado, ou as pessoas vêm comprar de você, mas é uma armação, é uma apreensão de drogas. E então o próximo coisa que você sabe, você perde uma propriedade. Eu acho que há um potencial real lá.”
Lançamento e promessas de novos personagens
Com a promessa de novos personagens, armas e modelos de veículos, dublagem, cenas fofas, animações sob medida, interiores nunca antes vistos, novas propriedades compráveis, mais de uma dúzia de missões e uma duração estimada de nove a dez horas, GTA 1991 é realmente ambicioso.
Mas, para ser justo, uma rápida olhada nos tópicos GTAForums em andamento do mod mostram imagens conceituais, obras de arte, scripts de missões e trechos de imagens do jogo suficientes para sugerir que a equipe está no caminho de algo bom.
O lançamento completo do mod está marcado para algum momento de 2023. Para jogar, tudo o que você precisa é do jogo base GTA: San Andreas no PC.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui