FIFA 22 e outros jogos da EA não terão mais times da Rússia
Decisão da desenvolvedora de jogos, como FIFA 22, fortalece o boicote tecnológico à Rússia após a Guerra na Ucrânia.
A Electronic Arts (EA) anunciou que excluirá os times do campeonato russo e a seleção do país nos jogos de futebol. A decisão da desenvolvedora de jogos, como FIFA 22, fortalece o boicote tecnológico à Rússia desde que invadiu a Ucrânia na quinta-feira passada. Um anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (2).
A ação faz parte de uma série de medidas da FIFA e da UEFA, que resolveram excluir a Rússia de competições de futebol – incluindo Copa do Mundo do Catar, que ocorre este ano, e de todas as competições internacionais de clubes.
Através de um comunicado publicado nas redes sociais, a EA manifestou solidariedade ao povo ucrâniano e pediu o fim da invasão russa. “A EA Sports se solidariza com o povo ucraniano e como tantas vozes ao redor do mundo do futebol, pedindo pela paz e pelo fim da invasão na Ucrânia”, escreveu a empresa.
A nota oficial da publicadora confirma que a exclusão das equipes russas será em todos os produtos FIFA – incluindo os jogos para consoles, PC e versões para dispositivos mobile, além de avaliar a possibilidade de remover a equipe russa de qualquer jogo desenvolvido pela empresa.
Além do FIFA 22, remoção da Rússia também acontecerá no NHL 22
A Electronic Arts aproveitou as redes sociais também para anunciar que a mesma medida foi tomada no game de hóquei no gelo NHL 22.
“Após a suspensão do IIHF de todas as equipes nacionais e de clubes da Rússia e da Bielorrússia das Competições do IIHF, removeremos essas equipes do NHL 22 nas próximas semanas. Estamos com o povo da Ucrânia e nos juntamos às vozes ao redor do mundo pedindo paz”, disse os desenvolvedores do título.
O boicote tecnológico à Rússia é uma resposta à guerra iniciada pelo país e representa uma represália comandada pelos Estados Unidos, que no momento evita entrar na guerra com confronto militar.
A Apple, fabricante dos celulares iPhone, suspendeu esta semana a venda de aparelhos para o país presidido por Vladimir Putin.
Ucrânia faz apelo para Sony e Microsoft
O vice-primeiro-ministro ucraniano pediu oficialmente em sua conta no Twitter que Sony, dona PlayStation, e Microsoft, dona do Xbox, suspendam temporariamente as operações e vendas na Rússia e na Bielorrússia.
Mykhailo Fedorov publicou uma declaração no Twitter solicitando o bloqueio temporário de todas as contas russas e bielorrussas nas plataformas, bem como a proibição temporária das equipes dos países a participarem de qualquer evento de esportes eletrônicos.
“Vocês, definitivamente, estão cientes do que está acontecendo na Ucrânia neste momento. A Rússia declara guerra não à Ucrânia, mas para todo o mundo civilizado. Se você apoia os valores humanos, deveria deixar o mercado russo!”, declarou.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.