A Netflix suspendeu seu serviço na Rússia protestando contra a invasão à Ucrânia. No início desta semana, o serviço de streaming havia anunciado que pausaria todos os futuros projetos e aquisições no país de Vladimir Putin, juntando-se a uma lista crescente de empresas que cortaram laços com o país.
A Netflix tinha quatro projetos originais russos em andamento, incluindo uma série de suspense policial dirigida por Dasha Zhuk, que estava sendo filmada e desde então foi suspensa.
Recentemente, a empresa também se recusou a transmitir 20 canais de propaganda russos gratuitos que era obrigado a hospedar sob a lei russa. Agora, ela está dando um passo adicional para encerrar completamente seu serviço.
“Dadas as circunstâncias, decidimos suspender nosso serviço na Rússia”, disse a porta-voz da Netflix, Emily Feingold.
A Netflix é uma recém-chegada à Rússia, lançando seu serviço em 2016, e tem uma presença relativamente pequena no país com cerca de um milhão de assinantes (sendo que mundialmente o número chega a 222 milhões).
Além da Netflix, outras empresas deixam a Rússia
A repercussão econômica que a Rússia enfrentou após sua decisão de entrar em guerra com a Ucrânia foi intensa. Não apenas o país está enfrentando extensas sanções, mas muitas corporações e organizações se retiraram do país.
Empresas como Microsoft, Apple e Dell anunciaram que suspenderam as vendas no país, enquanto a Ikea fechou lojas e a Nike disse que não atenderá mais pedidos online.
Outros gigantes da indústria cinematográfica, incluindo Disney, Warner Brothers, Paramount Pictures e Sony atrasaram o lançamento de seus novos filme.
O TikTok também começou a interromper todos os novos uploads de vídeos e transmissões ao vivo na Rússia em resposta à recém-introduzida lei de “notícias falsas” do país.
“Não temos escolha a não ser suspender a transmissão ao vivo e novos conteúdos em nosso serviço de vídeo enquanto analisamos as implicações de segurança desta lei”, declarou a empresa.
Documentário sobre a Ucrânia será lançado
A Netflix também anunciou recentemente que faria seu documentário de 2015, “Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom”, ser disponível para assistir gratuitamente.
O filme de não ficção centra-se nos protestos do Euromaidan na Ucrânia, que foram desencadeados pela decisão do ex-presidente Viktor Yanukovych de não assinar um acordo com a União Europeia e optar por fortalecer os laços com a Rússia.
Esses protestos acabaram resultando na deposição de Yanukovych e fulminou nas tensões com a Rússia, com Vladimir Putin usando a derrubada como pretexto para invadir e anexar a Península da Crimeia da Ucrânia.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui