Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, pediu que a Rússia seja banida do Swift, o sistema de transferências internacionais que conecta bancos ao redor do mundo, pedido este que já havia seito sugerido pelo governo americano em Janeiro. Se for implantada, tal medida pode causar um grande impacto no mundo e o país ficará sem poder receber dinheiro estrangeiro.
Kuleba foi às redes sociais intensificar seu apelo:
“Não serei diplomático quanto a isso. Todos os que têm dúvidas sobre se a Rússia deve ser banida do Swift têm que entender que o sangue de homens, mulheres, crianças ucranianas inocentes estará em suas mãos também. É preciso proibir a Rússia no Swift.”
E o é o Swift afinal?
O Swift significa Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais é uma cooperativa com recursos de segurança militar desenvolvida pelos países para permitir uma padronização de informações financeiras e transferências de recursos entre bancos globalmente. Ele permite conexão e pagamentos entre mais de 11 mil instituições financeiras, em mais de 200 países.
A população em geral pode não ter tal conhecimento, mas é através do sistema Swift que importações e exportações são possíveis no mundo todo, utilizando-o como intermediário para a transferência financeira.
Esse pode ser o golpe mais temido por Vladimir Putin, presidente da Rússia, pois ficará sem poder receber ajuda financeira de países aliados.
Na tarde de quinta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou aos jornalistas presentes que o Swift é uma opção entre as medidas a serem tomadas contra a Rússia – mas que ainda não é o momento ideal para tal decisão radical.
O que acontecerá com a Rússia se tal medida ocorrer?
A Swift desligou os bancos do Irã em 2012 devido programa nuclear do país, o que mostra que há precedente e que a Rússia não está imune. Sem o Swift o país perdeu quase metade de sua receita de exportação de petróleo e 30% do comércio exterior.
Não fica claro quanto apoio o governo americano é fundamental entre seus aliados para que tais medidas contra a Rússia sejam impostas semelhantes às feitas ao Irã.
Os Estados Unidos e a Alemanha são os que mais usam a Swift para se comunicar com as instituições financeiras russas, e são os que mais tem a perder se tal decisão for realmente tomada.
O Reino Unido também se mostrou disposto a eliminar as instituições russas do sistema. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse aos legisladores que havia discutido com os Estados Unidos tal possibilidade.
Desde 2014, porém, a Rússia vem desenvolvendo seu próprio sistema de transferências internacionais, o SPFS (Sistema para Transferência de Mensagens Financeiras, na sigla em inglês). A China também desenvolve um próprio. Um banimento da Rússia poderia forçar a união entre os dois países.
A Alemanha, por exemplo, é uma das principais dependentes do gás russo e utiliza o Swift para fazer pagamentos. Em uma ameaça clara, o governo russo diz que se tal medida acontecer, a exportação de petróleo e outros itens como minerais será suspensa imediatamente.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui