Visa e Mastercard começaram a suspender suas operações na Rússia aplicando outro duro golpe para o sistema financeiro do país, conforme anunciado em um relatório da Associated Press. Em um anúncio no site da Visa, a empresa diz que está trabalhando com parceiro do país para “cessar todas as transações nos próximos dias”. As mudanças vão dificultar a vida da população local.
Um comunicado por parte da Mastercard contém uma mensagem semelhante, observando que está suspendendo os serviços na Rússia e que a decisão não foi tomada “levianamente”.
Ambas as empresas explicam que quaisquer transações feitas com cartões Mastercard ou Visa emitidos por bancos na Rússia não funcionarão fora do país – enquanto que quaisquer cartões emitidos por bancos do exterior não funcionarão dentro do país.
“Lamentamos o impacto que isso terá em nossos valiosos colegas e nos clientes, parceiros, comerciantes e titulares de cartões que atendemos na Rússia”, afirma o CEO da Visa, Al Kelly. “Esta guerra e a ameaça contínua à paz e à estabilidade exigem que respondamos de acordo com nossos valores”, completou Kelly.
Conforme observado pela Bloomberg, qualquer pessoa com um cartão emitido na Rússia ainda poderá pagar por produtos e serviços com cartões Mastercard e Visa. No entanto, nenhuma empresa financeira processará as transações e o Sistema Nacional de Cartões de Pagamento da Rússia (NSPK) terá que lidar com a situação.
Decisão de Visa e Mastercardo acontece após pedido de presidente
O anúncio ocorreu logo após o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se reunir com legisladores americanos e pedir que suspendam as operações de ambas as empresas na Rússia.
Pleased to hear that @Mastercard & @Visa will be suspending all their operations in #Russia effective immediately. https://t.co/rqSGrL12n2
— Congressman Brad Sherman (@BradSherman) March 5, 2022
“Prazer em saber que a Mastercard e a Visa suspenderão todas as suas operações na Rússia com efeito imediato”, disse o congressista Brad Sherman (D-CA), no Twitter, após a reunião com Zelensky.
No início desta semana, Visa e Mastercard barraram os bancos que foram suspensos pelo SWIFT, rede internacional de transação bancária do país.
“Esta decisão decorre de nossa ação recente de bloquear várias instituições financeiras da rede de pagamento Mastercard, conforme exigido pelos reguladores em todo o mundo”, comunicou a Mastercard.
O SWIFT bloqueou alguns bancos russos após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro a pedido dos EUA e da União Europeia.
PayPal e American Express suspendem atividades na Rússia
A Apple Pay e o Google Pay já haviam cancelado suas operações em solo russo assim como grandes empresas, incluindo Microsoft e Samsung, e pararam de fazer negócios no momento com o país.
Neste domingo (6), foi a vez do PayPal e da American Express suspenderem suas atividades no país.
Para enfrentar a crise, o Sberbank, maior banco da Rússia, e outras instituições financeiras locais negociam para emitir cartões por meio da rede chinesa UnionPay.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui