A Wikipédia pode ser bloqueada na Rússia após um artigo sobre a invasão do país à Ucrânia ter sido adicionado. O órgão regulador das comunicações do país enviou uma reclamação oficial ao site sobre uma página que contém “informações distribuídas ilegalmente”, como o número de baixas de militares, além da morte de civis e crianças ucranianas.
O artigo foi publicado por colaboradores da Wikipédia russa em 23 de fevereiro, quando o país invadiu o território ucraniano e continua sendo atualizado com novas informações sobre o conflito desde então.
Wikipédia acusa Rússia de ameaçar censura
A Wikimedia Russa chamou as alegações de “fundamentalmente impossíveis” de avaliar e instou o governo a não bloquear o acesso ao artigo – o que efetivamente exigiria o bloqueio do acesso a toda a Wikipedia, observando que a página está em constante mudança graças ao trabalho de seus numerosos editores.
“Todas essas pessoas têm visões muito diferentes sobre o que está acontecendo e são muito cuidadosas para garantir que alguém não insira informações falsas ou palavras enganosas no artigo”, escreveu o grupo.
O governo russo bloqueou totalmente a Wikipédia em 2015 por causa de um artigo sobre a cannabis, mas o bloqueio durou pouco.
No entanto, a ameaça atual faz parte de uma repressão online maior em torno da invasão – que viu a Rússia bloquear o Twitter e o Facebook em um esforço para controlar a narrativa em torno da guerra.
“O pedido de remoção de terça-feira ameaçou censura. Negar às pessoas o acesso a informações confiáveis, em um momento de crise, pode ter consequências que alteram a vida”, alertou o comunicado da Wikimedia.
Wikimedia Foundation diz que não vai recuar
O órgão regulador questiona informações sobre inúmeras baixas entre os militares da Federação Russa, bem como a população civil da Ucrânia – incluindo o número de crianças, bem como a necessidade de retirar fundos de contas em bancos da Federação Russa em conexão com as sanções impostas por estados estrangeiros.
“Em 1º de março de 2022, a Wikimedia Foundation recebeu uma demanda do governo russo para remover o conteúdo relacionado à invasão não provocada da Ucrânia postado por colaboradores voluntários da Wikipedia russa”, diz o comunicado enviado pelo site ao site The Verge por e-mail.
“Como sempre, a Wikipedia é uma importante fonte de informações confiáveis e concretos nesta crise. Em reconhecimento a esse importante papel, não vamos recuar diante dos esforços para censurar e intimidar membros de nosso movimento. Mantemos nossa missão de fornecer conhecimento gratuito para o mundo.”
Estimar as baixas da guerra no momento é muito difícil, mas as Nações Unidas confirmaram centenas de mortes de civis na Ucrânia desde o início do conflito e reconheceu que seus números oficiais provavelmente subestimam o número real de mortos.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui