Está todo mundo interessado em Elon Musk, Starlink e seu envio de foguetes ao espaço, até a então sonhada chegada a Marte. O engraçado é que poucos sabem ou conhecem o nome do cientista curioso que pensou em formas de criar foguetes antes dos “nazistas” e tornou as viagens espaciais futuramente viáveis, Robbert Goddard.
A genialidade de um curioso
Você sabia que a primeira patente para um projeto de foguete de combustível líquido foi graças ao Dr. Robert Goddard? Foi no dia 14 de junho de 1914 que o cientista americano conseguiu realizar o marco, foi um avanço para a continuidade de outros foguetes e o projeto do espaço.
O foguete foi abastecido por óxido nitroso líquido e gasolina e no mesmo ano, Robert também conseguiu outra patente de foguete em diversos estágios compostos por material explosivo sólido. Oficialmente, o cientista lançaria o primeiro foguete de combustível líquido do mundo em 1926.
A conquista de Robert, iniciou o que seria mais a frente os lançamentos espaciais (mesmo com o objetivo durante a Segunda Guerra Mundial sendo alterado para fins bélicos). Segundo o site Space, ele foi reconhecido pelo seu trabalho e até chamado Arauto da Era Espacial.
Nascido em 5 de outubro de 1882, em Worcester, Massachusetts, Robert Hutchings Goddard foi o único filho sobrevivente de Fannie Louise Hoyt e Nahum Danford Goddard. Desde criança ele já se interessava por ciência e assuntos relacionados ao espaço e ficção científica.
Quando adulto, foi um aluno que ganhou destaque no Worcester Polytechnic Institute. Em 1907 ele tentou disparar um foguete de pólvora pelo porão do prédio de física da universidade. Em 1908, Robert se tornou bacharel em Ciências, posteriormente conquistando seu mestrado e doutorado em física pela Clark University.
Quando Robbert Goddard iniciou os testes com foguetes, ele mesmo arcava com os investimentos e não obteve bons resultados nos primeiros experimentos, pois apenas 2% da energia disponível estava se convertendo em movimento.
Foi somente em 1917 que começou a receber maior incentivo para avançar nos testes e, em 1919, teve sua pesquisa publicada por Smithsonian, chamando a atenção da imprensa.
Em março de 1926, Robert disparou oficialmente seu primeiro foguete de combustível líquido, que queimou em média de 20 segundos antes de decolar. Em 2,5 segundos ele viajou a uma altura de 12 metros, nivelando e atingindo o solo, a cerca de 60 milhas por hora (97 km/h).
NASA presta homenagem ao cientista
Todos os esforços de Goddard não foram em vão e, além de conseguir o avanço tão esperado com o experimento, também conquistou o respeito e admiração de especialistas do segmento.
A NASA homenageou o cientista nomeando o Goddard Space Flight Center (GFSC), a maior organização de cientistas e engenheiros espaciais dos Estados Unidos.
O projeto, que ganhou o sobrenome do cientista, coordenou diversos projetos importantes como o Lunar Reconnaissance Orbiter, o Telescópio Espacial Hubble, entre outros.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui