“Hackearam meu Facebook” certamente é uma das frases que você não queria falar, mas se esta suspeita está te rodeando, este artigo vai te ajudar. Tudo pronto para voltar ao seu perfil? Então, você está no lugar certo.
Fui hackeado? Como saber e o que fazer?
Já olhou uma conta no Facebook e disse “vish… foi hackeada”? O primeiro sinal, sem dúvidas, é o compartilhamento de links que levam a destinos estranhos. Além disso, existem outros pontos que você pode identificar no seu próprio perfil.
É importante ver o que o computador revela, pois seu problema pode ir além da rede social e se estender a outras áreas. Afinal, muitos dos ataques de phishing, buscam não apenas e-mails e senhas, mas também dados de contas bancárias e cartões de crédito.
Sinais de que você pode identificar em sua conta e aparelhos
Hoje nós não usamos apenas o computador na hora de acessar as rede sociais. Por isso, além de olhar o seu Facebook, também é necessário se atentar aos sinais do smartphone e os navegadores.
No Facebook
- Sua conta está recebendo novos amigos (esquisitos) ou seguindo páginas e pessoas que você nem conhece;
- Você recebe notificações de acesso à sua conta de locais diferentes do que costuma logar;
- Há publicações de spam em seu perfil com links para as mais diversas atividades e destinos;
- Aparecem mensagens que você não enviou, além de conversas e chats com perfis desconhecidos de qualquer lugar do mundo.
Em seu navegador
- Observe se a sua barra de pesquisa padrão não foi trocada por um site desconhecido;
- Outro sinal frequente são os anúncios, observe se eles estão mais estranhos do que o comum – diferente do que o algoritmo normalmente te indica;
- Veja se tem pop-ups saltando na sua tela, isso não é um comportamento comum;
- Lentidão também é um sinal recorrente, além de redirecionamento para páginas aleatórias.
Observado o smartphone
- O primeiro e mais notório sinal que seu smartphone vai dar é uma extrema lentidão, tanto para rodar aplicativos quanto na rede – seja móvel ou Wi-Fi;
- Verifique se não tem aplicativos em segundo plano que você não lembra de ter instalado;
- Se ao acessar o navegador, inúmeros pop-ups saltarem em sua tela, este também é outro ponto a ser considerado indício de hacking.
Hackearam meu Facebook: como recuperar
Então, você constatou que está com seu Facebook hackeado, isso não é nada legal, mas temos que fazer algo. Assim, antes de tudo, você precisa se certificar de que não tem um vírus rodeando os seus aparelhos. Para tal, recomendamos passar um antivírus nos aparelhos que você usou para se conectar à sua conta. Após a limpeza pelo antivírus:
- O primeiro passo é acessar o link facebook.com/hacked;
- Em seguida, você precisa selecionar alguma das opções que te levou à conclusão de que foi hackeado;
- O processo é muito intuitivo, desse modo, basta seguir as opções que o Facebook te dá para recuperar a conta. A princípio, ele verificará seu perfil e as atividades nele, em seguida, te encaminhará para a alteração de senha.
Entretanto, este é o caso para quem já está conectado em sua conta e consegue abri-la sem problemas. Mas algumas vítimas perdem o acesso ao seu perfil, para elas, o processo anterior não funcionará. Por isso, veja o que fazer nos casos em que a senha e o e-mail estão comprometidos.
Como recuperar o Facebook sem e-mail ou senha de acesso?
Aqui é um pouco mais burocrático, afinal, se fosse simples, ele seria usado para roubar outras contas ao invés de recuperá-las. De todo modo, é possível fazer isso tanto no computador (o mais indicado), quanto pelo celular.
- Vamos começar acessando o facebook.com/login/identify; neste endereço, você pode identificar a sua conta;
- Agora basta preencher com a informação que mais condiz com o seu uso, e-mail ou celular;
- Pronto, um código será enviado para o seu e-mail ou número de celular, a partir dele você poderá retomar o acesso ao seu perfil;
- “Mas eu não tenho mais o e-mail ou celular cadastrado, o que faço?” Neste caso, temos uma solução também.
- Você vai precisar fazer este processo de identificação em um dispositivo reconhecido pelo Facebook. Graças a uma atualização recente na rede, agora é possível recuperar perfis através de um “Ponto de contato“.
- Se você não estiver em um ponto de contato que o Facebook conhece, esta tela de cima – que dá início a recuperação – não aparecerá. Afinal, esse processo te leva a reformular a sua senha, baseado no fato de que você é o dono do perfil, por estar acessando de um IP recorrente;
- Assim, como todos os procedimentos anteriores, este também é muito intuitivo. Ou seja, você consegue fazer tudo sozinho se atentando às opções que aparecem nos formulários.
Com informações: Facebook/Help
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui