O aspecto mais impressionante nos carros Tesla, sem dúvida nenhuma, é a tecnologia aplicada neles.
Infelizmente essa mesma tecnologia as vezes falha feio, como em novembro do ano passado, quando os motoristas não puderam ligar seus carros por causa de um erro nos servidores.
Dessa vez a falha parece ser muito mais grave já que um Jovem de 19 anos diz ter conseguido, remotamente, acesso aos carros Tesla, espalhados por 13 países.
Acesso remoto a carros Tesla, é possível?
O especialista em tecnologia da informação David Colombo, que mora na Alemanha, afirmou em sua conta no Twitter, na última segunda-feira (dia 10), poder dar comandos remotos para um total de 25 veículos Tesla em 13 países ao redor do mundo.
Since these important facts seem to drown between other comments, I‘ll add them here again 👇
This is not a vulnerability in Tesla‘s infrastructure. It‘s the owners faults. That‘s why I would need to report this to the owners as stated above.
[1/X]
— David Colombo (@david_colombo_) January 11, 2022
Segundo ele seria possível desativar o Sentry Mode, abrir portas e janelas, controlar a central multimídia, ver a localização do veículo, checar se o motorista está no carro e até mesmo dar partida sem a chave.
Não, não posso intervir com alguém dirigindo e também não posso dirigir esses Tesla remotamente.
Comentou David.
O problema não é culpa da Tesla
Ele ainda deixou claro que a vulnerabilidade não estava na infraestrutura da Tesla, mas seria culpa dos donos das unidades hackeadas.
Leia mais: Tesla faz recall de quase 500 mil carros por erro bizarro
Como David não deu detalhes mais técnicos e específicos sobre o caso, ele até informou que a intenção do tweet foi apenas de notificar esses usuários afetados, as suspeitas são de que o hacking deve ter sido possível devido ao uso de serviços de terceiros e chaves de API pelos proprietários desses serviços.
No Twitter, ele disse:
Eu acho que é muito perigoso, se alguém conseguir tocar música remotamente no volume máximo ou abrir as janelas/portas enquanto você estiver na estrada. Mesmo piscar as luzes sem parar pode ter algum impacto (perigoso) em outros motoristas.
Ao que parece a Tesla já entrou em contato para investigar o caso e a falha, já foi registrada no Common Vulnerabilities and Exposures (CVE), banco de dados que cataloga vulnerabilidades relacionadas à segurança da informação.
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