O aplicativo que publica notícias sobre negócios nos EUA, foi vítima de um ataque hacker na última terça-feira (27). O pronunciamento ocorreu após inúmeros usuários receberem notificações depreciativas. Por meio de um comunicado, a Fast Company, responsável pelo Apple News confirmou a invasão por um agente mal-intencionado.
Você viu estas notificações do hacker no Apple News?
Pouco tempo após os pop-ups começarem para os usuários, muitas pessoas se manifestaram no Twitter. As notificações eram muito ofensivas, com mensagens obscenas e racistas. O hacker conseguiu acesso à conta usada para publicação através de violação do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) da empresa.
No Twitter, o perfil da Apple News confirmou o ataque e a suspensão do canal. Embora se saiba que todos os assinantes podem ter dado de cara com as notificações, não há um número preciso. A Fast Company se manifestou dizendo:
“As mensagens são vis e não estão de acordo com o conteúdo e o espírito da Fast Company. Estamos investigando a situação e encerramos o FastCompany.com até que a situação seja resolvida.”
Este é o segundo ataque à Fast Company em menos de uma semana
A empresa, entretanto, associou a invasão ao Apple News com um ataque que ocorreu na tarde do último domingo (25), ao (FastCompany.com). Um dos motivos que levantou a suspeita foi a linguagem semelhante usada em ambos os ataques. Desse modo, ficou bem claro o quanto a empresa lamentou o caso, principalmente com seus assinantes.
“A Fast Company lamenta que uma linguagem tão abominável tenha aparecido em nossas plataformas e no Apple News, e pedimos desculpas a quem viu antes de ser retirado do ar.”
Embora a empresa tenha resolvido o problema do site em cerca de duas horas, o hacker aproveitou para fazer uma publicação. Nela, ele detalhou como conseguiu acesso, destacando que a empresa utilizava uma senha ridiculamente fácil. E como se não bastasse isso, eles usavam a mesma senha para inúmeras contas.
O agente de ameaça se identifica como “Thrax”, e segundo o anúncio do hacker em um fórum, ele está preparando um pacote com cerca de 6.737 registros de funcionários da Fast Company. Assim, os dados contém rascunhos não publicados, endereços de e-mail de funcionários e hashes de senha para algumas contas.
Com informações: TechCrunch
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui