Os hackers que invadiram o Twitter venderam as informações de mais de 5 milhões de contas em um banco de dados. O valor que o responsável pelo ataque pediu foi de US$ 30 mil, e informou que os interessados já foram até ele fechar negócio. Entre as contas afetadas estão celebridades, pessoas aleatórias e até empresas.
Ao todo, os Hackers levaram mais de 5 milhões e 480 mil contas
Embora as notícias estejam se destacando agora, este ataque ocorreu em dezembro de 2021. O Hacker – identificado como Devil – que aparece negociando o banco de dados em um mercado na darkweb, falou sobre o caso com a bleepingcomputer.
Segundo ele, a ação foi possível devido a uma falha anunciada pelo Twitter na primeira semana de janeiro de 2022. Contudo, quando noticiaram, aparentemente eles não sabiam que alguém conseguiu se aproveitar da situação.
O que trouxe este assunto para a superfície foi um anúncio do próprio Twitter, realizado no dia 5 de agosto. Falando sobre o que e com ocorreu, a equipe explicou que a vulnerabilidade decorre de um bug:
“[…] se alguém enviasse um endereço de e-mail ou número de telefone aos sistemas do Twitter, eles informariam à pessoa a qual conta do Twitter os endereços de e-mail ou número de telefone enviados estavam associados, se houvessem.”
No anúncio do problema, o próprio Twitter lamentou a falha, e disse que ficou apenas sabendo do caso, pois, viram em uma reportagem na internet. Além disso, eles destacaram que os usuários não podem fazer nada em relação ao bug.
O Twitter também mostrou uma preocupação por usuários que usam contas secundárias, e disse que notificará as pessoas afetadas pelo ataque dos hackers. Entre 330 milhões de usuários ativos, felizmente, a chance de você ser um alvo deste ataque é muito pequena.
Elon Musk desistiu mesmo da compra do Twitter?
Elon Musk, que chamou a atenção do mundo todo após oferecer US$ 44 bilhões, frustrou até mesmo os acionistas após desistir da compra.
Por outro lado, há previsão para o início do julgamento do CEO da Tesla, em setembro, pela sua desistência.
No último sábado (6), Elon Musk usou sua rede social favorita para expressar que há chances de retomar a negociação. Mas para isso, ele precisa que duas de suas exigências sejam atendidas.
Com informações: The Hacker News, Bleepingcomputer, The Verge, Twitter
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui