Marte é o grande objetivo das agências espaciais e, além da chegada à Lua, vários esforços estão sendo concentrados para as descobertas científicas no Planeta Vermelho, isso, com a ajuda de sondas e helicópteros.
Pequenos helicópteros estão ajudando na captação de rochas
As buscas por vida fora do nosso planeta são muito importantes para o desenvolvimento da ciência como um todo, mas a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) também estão querendo saber se já existiu vida (seja ela como for) em Marte.
Ambas as agências estão em colaboração na missão de Retorno das Amostras de Marte (MSR, sigla em inglês), que tem o objetivo de trazer rochas captadas do planeta vermelho à Terra até o início da década de 2030.
A missão não será nada simples e, muito menos barata, estima-se pelo menos US$ 7 bilhões em várias sondas, além de outros equipamentos e dois helicópteros.
Estes helicópteros não são como os convencionais, mas baseados em um protótipo chamado Ineguety, que aterrissou em Marte em fevereiro de 2021 junto da sonda Perseverance da NASA.
Teddy Tzanetos, líder da equipe do Ingenuity do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, afirma:
“A resistência do Ingenuity superou todas as expectativas para uma aeronave como essa ao enfrentar tempestades de poeira e longas durações de voos, e também considerando o quanto continuamos forçando seus limites”.
Chances de encontrar algum tipo de vida em Marte
Os cientistas apontam que será dificilmente encontrado algum tipo de vida em Marte no momento, porém, estes helicópteros ajudam a chegar em outros locais ainda desconhecidos.
Mais do que isso, a tecnologia procura por bioassinaturas de vidas que já existiam por lá e a Perseverance está fazendo um trabalho incrível encontrando vestígios no planeta vermelho.
A esperança é que a NASA e a ESA possam analisar estas amostras a serem retiradas em solo terráqueo, pois só aqui há laboratórios sofisticados capazes de analisar determinadas substâncias.
Thomas Zurbuchen, administrador associado da Nasa, disse em coletiva de imprensa:
“Quando começamos o planejamento, helicópteros em Marte eram um sonho e uma aspiração de uma demonstração tecnológica. Agora são uma possibilidade concreta”
Espera-se que o Perseverance e a frota de sondas consiga trazer rochas de diferentes tipos para a Terra e, em seguida, os cientistas poderão analisar ou afirmar algumas hipóteses sobre Marte.
A principal questão é desvendar se já houve água em abundância no planeta vermelho, quais as diferenças de solo e o que ocorreu durante estes milhões de anos.
Com informações: National Geographic Brasil.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui