Depois de tocar a Lua, o homem entendeu a grandiosidade do seu feito e a capacidade de sua tecnologia. Hoje, com o avanço e conhecimento adquirido, pensarmos em algo como homens em Marte, não é apenas obra de ficção. Mas enquanto isso não acontece, o rover Perseverance da agência espacial dos Estados Unidos, está coletando amostras importantes para as nossas pesquisas.
As pedras de Marte podem revelar história sobre a água do planeta
Há 17 meses, o rover que recebeu o apelido de “Percy” chegou por meio de um foguete e guindaste à Cratera Jezero. E pela empolgação dos pesquisadores envolvidos na missão, não poderia haver escolha melhor, em todos os âmbitos, para realizar esse trabalho.
A diretora da divisão de ciência planetária da NASA, Lori Glaze, parabenizou a equipe responsável pelo trabalho em Marte, além disso, destacou:
“Nós não apenas fomos ao lugar certo, mas enviamos a espaçonave certa com os instrumentos científicos certos para explorar este incrível ambiente antigo em Marte”
Mesmo que a busca maior seja por vida no espaço, agora Percy não está em busca de organismos vivos. Por outro lado, as amostras que ele tem coletado podem revelar um passado abundante em baixo de um lago.
As coletas de rocha vão acontecer durante os próximos meses, e serão armazenadas em uma espécie de depósito para missões posteriores recolherem.
Quando as amostras vão chegar?
A Agência Espacial Europeia está com a NASA trabalhando em formas de recuperar esses depósitos que ficarão em um local sinalizado em Marte. E embora estejamos no meio da missão, é possível que as rochas cheguem à Terra em 2033.
Embora pareça tempo demais (na verdade, é sim), existem diversos fatores que serão necessários, como equipamentos específicos para uma missão amplamente complexa. Para fazer esse transporte seria necessário reunir: um foguete marciano, um sistema de pouso, alguns helicópteros, e um cargueiro interplanetário.
Pelos nomes já dá para saber que não é em qualquer lojinha que encontramos estas ferramentas espaciais. No entanto, os engenheiros da NASA ainda estão estudando como os depósitos, localizados no interior do Perseverance, serão ejetados. Segundo o Rick Welch, engenheiro de sistemas de projeto do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, eles querem trazer de 10 a 11 tubos de amostras de Marte.
Enquanto essa resposta não vem, os cientistas estão decidindo se vão coletar mais amostras. Essa decisão daria outro rumo para as pesquisas de hoje, que teriam de focar em realizar a busca dos cilindros no futuro local em que o Perseverance estiver.
Com informações: Space
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui