Pensando em investir num óculos VR? Hoje, a gente te mostra as novidades do HTC Vive, focando nos últimos modelos lançados pela marca e que estão revolucionando a indústria de headset. Acompanhe os detalhes!
HTC Vive: quais os últimos modelos lançados?
Nós já estamos vivenciando diversas novidades tecnológicas nos últimos anos, e uma delas é o óculos VR. A princípio, o óculos VR, ou óculos de realidade virtual, é um dispositivo que permite aos usuários experimentar uma realidade virtual.
Eles geralmente consistem em duas telas de alta resolução colocadas perto dos olhos do usuário e um visor que bloqueia a visão do mundo real.
Inicialmente, a HTC é um dos principais nomes que vêm à nossa mente quando falamos de realidade virtual. Isso porque a empresa é líder no segmento, e sempre está trazendo novidades em seu portfólio.
Os mais recentes lançamentos são os modelos HTC Vive Pro 2 e o HTC Vive Flow. A seguir, a Bit Magazine te conta um pouco mais sobre cada um desses dispositivos!
HTC Vive Pro 2
Em primeiro lugar, o Vive Pro 2 da HTC foi repaginado há algum tempo, trazendo melhorias e aprimoramentos importantes. Agora, o óculos de realidade virtual passa a oferecer resolução 5K, display com 120º de FoV (Campo de Visão) e taxa de atualização de 120Hz.
Nesse sentido, o modelo foi projetado para ser conectado ao PC, portanto, para usar a tela de 4096 x 2448 com 120Hz, o usuário vai precisar de um computador mais potente, que consiga acompanhar o headset VR.
- Notebook Acer Swift 3: Preço e Ficha Técnica.
A seguir, confira detalhes da ficha técnica do modelo.
Ficha técnica Vive Pro 2
As especificações do atual HTC Vive trazem:
- Display: IPS LCD;
- Resolução: 2048 x 2448 por olho;
- Taxa de atualização: 120Hz;
- FoV: 120º;
- Controles: HTC Vive Pro Controllers;
- Estação Base: SteamVR 2.0 Lighthouse.
Detalhes do headset VR
Apesar de ser projetado para uso profissional (ou seja, por empresas), as especificações deste headset VR também irão interessar gamers.
A princípio, a taxa de atualização de 120Hz oferece um de Screen-Door Effect, o que garante boa visualização das imagens e conforto ao utilizar o dispositivo.
Além disso o display utiliza sub-pixels RGB com lentes duplas, para cada olho, que foram sobrepostas com melhoria do campo de visão. Assim, as bordas não ficam mais desfocadas.
Vale ressaltar ainda que a HTC fez umaparceria com a Nvidia e AMD para otimizar a DSC (Display Stream Compression).
Dessa forma, diminuiu a largura de banda necessária para displays UHD, proporcionando melhor qualidade de imagem, ao mesmo tempo que ainda oferece retrocompatibilidade com DisplayPort 1.2.
Quanto custa o Vive Pro 2?
Os interessados em adquirir o HTC Vive Pro 2 vão precisar desembolsar nada menos que cerca de R$ 13 mil, dependendo da loja, é claro.
HTC Vive Flow
Em seguida, vamos falar sobre o outro modelo HTC Vive, o Flow, que também é um dos últimos lançados pela marca. Aqui, estamos falando de um headset VR independente, compacto e bem mais leve.
Vale dizer ainda que este modelo tem um visual mais inusitado, pois foi desenvolvido para assistir a vídeos e outros conteúdos em realidade virtual.
Nesse sentido, ele dispõe de caixas de som integradas em cada haste, o que garantindo um áudio espacial 3D. Além do mais, o dispositivo possui dois microfones, para fazer o cancelamento de ruídos.
Ficha técnica Vive Flow
Confira as especificações técnicas do HTC Vive Flow abaixo. Ressaltamos que a ficha foi retirada do site oficial europeu da marca, traduzido de forma literal:
- Android: Android 9 ou posterior;
- iOS: iPhone 8 ou mais recente com iOS 14.4.2 ou posterior.
Form Factor
- Ultraleve, semelhante a óculos, dobrável.
Armazenamento
- 4 GB de RAM + 64 GB de ROM.
Peso
- 189g (cabo 1,2M adicional 50g). Todas as unidades de medidas podem variar ligeiramente de acordo com tolerância de fabricação.
Resolução
- 3,2k combinados (2x LCD de 2,1” 1600 x1600 por olho).
Campo de visão
- Até 100 graus.
Taxa de atualização
- 75Hz.
Áudio
- Alto-falantes estéreo com suporte para áudio espacial;
- Microfones duplos com cancelamento de eco e ruído;
- Compatível com fones de ouvido Bluetooth.
Bateria
- Fonte de alimentação externa (por exemplo, banco de baterias compatível).
Conectividade
- USB-C;
- Wi-Fi;
- Bluetooth 5.0.
Fonte: HTC
Outros detalhes do headset Vive Flow
Em primeiro lugar, o Vive Flow da HTC foi desenvolvido para funcionar sempre ligado na tomada ou em um power bank, por meio de um adaptador da própria marca.
Nesse sentido, óculos de realidade virtual possui uma pequena bateria interna, com duração de apenas 5 minutos, servindo somente para o momento de trocar a fonte de energia.
Enquanto isso, na parte interna, ele traz um processador XR1 da Qualcomm com 4 GB de RAM e 64 GB de capacidade.
Para funcionar, O HTC Vive Flow não oferece nenhum controle manual, e precisa estar conectado a um smartphone a todo momentoo que pode ser feito sem fios ou pelo cabo USB-C.
Por último, as telas LCD de 2,1 polegadas garantem uma resolução de 3,2K, com ângulo de visão de 100 graus e taxa de atualização de 75Hz.
Um aspecto legal é que esse VR possui um ajuste para ser usado por pessoas com miopia, além de um sistema de resfriamento para que o usuário não fique suando na área dos olhos.
Quanto custa o Vive Flow?
Atualmente, é possível encontrar o HTC Vive Flow com preços a partir de R$ 8 mil, que pode variar de loja para loja.
Se você curtiu saber das novidades da HTC, continue de olho aqui na Bit Magazine para muito mais!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui