O ano de 2021 comparado com 2020, não foi tão lucrativo para a empresa chinesa fabricante smartphones, equipamentos de telecomunicações e outros produtos eletrônicos de consumo, Huawei.
Visto que a empresa sofre com dificuldades comerciais impostas pela escassez de semicondutores e restrições por parte dos Estados Unidos, que temendo problemas de segurança nacional proibiu as empresas estadunidenses de se relacionarem com a fabricante. Segundo o que foi anunciado a Huawei divulga prejuízo de 29% em 2021.
Muitos relatos indicam que a Huawei está lutando contra o declínio de sua participação no mercado nos últimos anos. O declínio pode ser atribuído a vários fatores, como disputas de violação de patente com a Apple e o Google.
Essas duas empresas tentaram bloquear o uso de software pela Huawei para seus dispositivos móveis por vários motivos, incluindo violação de patente e questões de segurança, até que chegaram a um acordo em maio deste ano.
A empresa ainda é líder de mercado
Apesar de ser eclipsada por seus concorrentes no setor de telefonia móvel, a Huawei lidera o mercado de telefones 5G na China com 30,7% do total, superando concorrentes como vivo (16,1%) e OPPO (14,6%), que ocupam a segunda e terceira posições respectivamente.
O relatório detalhado deve ser divulgado apenas em março de 2022.
Leia mais: Lançamento do Moto G71 5G: Preço e Ficha Técnica
No setor de telecomunicações, um dos maiores empreendimento da Huawei, a empresa “não registrou tantas perdas quanto o previsto” de sua divisão de smartphones.
O executivo sênior da Huawei, Guo Ping, confirmou que a empresa investirá mais no mercado automotivo nos próximos anos. Em particular, a Huawei quer se concentrar em modelos elétricos e orientados para a sustentabilidade.
Huawei divulga prejuízo, mas quais os próximos passos?
Ao mesmo tempo que a Huawei divulga um prejuízo consideravelmente grande devemos nos lembrar que no ano passado a empresa anunciou um investimento de US $ 1 bilhão em veículos elétricos, uma prova de que está muito comprometida com esta categoria e de que ainda há muita coisa por vir.
Espera-se que haja mais incentivos no futuro próximo, já que o setor parece bem frutífero para a empresa.
Continue acompanhando as últimas notícias de tecnologia AQUI!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui