Os avanços no campo da Inteligência Artificial (IA) são surpreendentes e hoje as máquinas já conseguem fazer coisas que antes só os humanos conseguiam. Elas já estão sendo usados em tarefas subjetivas e criativas como classificar músicas e até criar arte. Um exemplo disso é o IA do Google que transforma texto escrito em imagens fotorrealistas.
Agora, o Google está envolvido em um programa chamado Imagen, que vem com a promessa ousada de transformar textos descritivos em imagens. Segundo a empresa, qualquer texto, independente do quão maluco ele seja, pode ser processado pela IA.
IA do Google pode criar imagens incrivelmente realistas
No site da ferramenta é possível ter uma ideia da capacidade do Imagen. Lá podemos ver alguns exemplos muito bem feitos de imagens geradas pelo IA, inclusive do texto utilizado para gerá-las.
“Um pequeno cacto usando um chapéu de palha e óculos de sol neon no deserto do Sahara.”
Além desse exemplo podemos ver também:
- “Um gaio azul em cima de uma grande cesta de macarons de arco-íris.”
- “Um pato cromado com bico dourado discutindo com uma tartaruga furiosa em uma floresta.”
- “Brotos em forma de texto ‘Imagen’ saindo de um livro de conto de fadas.”
E várias outras criações. Imagens muito bem feitas que parecem ter sido produzidas por artistas profissionais de ilustrações, modelagem 3D ou até mesmo Photoshop.
É possível também usar uma versão interativa do programa, bem mais limitada, que permite ter uma ideia melhor de como a IA funciona.
“Uma foto de um cão Shiba Inu usando um chapéu de cowboy e jaqueta de couro preta andando de skate em uma praia.”
A ideia da empresa é que no futuro as pessoas possam criar ilustrações e montagens sem precisar mexer em programas complicados como o Photoshop utilizando apenas modelos de textos descritivos.
Riscos da tecnologia
No momento ainda não é possível medir a precisão da ferramenta nem o quão boa as imagens geradas por ela são. Isso porque o Google não liberou a ferramenta para testes, tudo que vemos no site são imagens selecionadas e uma prévia pré-estabelecida na montagem interativa.
Existem vários motivos para isso, um deles é que a ferramenta pode ter impactos socioeconômicos graves. Antes de mais nada, é preciso saber que tipo de imagens é possível criar com o Imagen.
Existe um grande receio de que a ferramenta possa ser utilizada para a criação de fake news ou de imagens pejorativas.
Por exemplo, o DALL-E, uma ferramenta concorrente do Imagen que já está em fase de testes, foi projetado para filtrar textos e evitar qualquer tipo de entrada de caráter racista, violento ou pornográfico.
Devido a essa situação, o Google comentou que ainda não pode disponibilizar seu IA para o público.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui