Uma ilusão provocou certo alvoroço entre os usuários do Facebook nos últimos dias. A situação é oriunda de uma publicação no marketplace, onde lâmpadas, aparentemente gigantes, estão à venda.
Mas, basta ter um pouco de atenção para notar que a realidade do anúncio é outra. É tudo uma questão de ângulo. Na foto, as lâmpadas parecem ser dois enormes sinos de torre de relógio cinza apoiados na grama.
Usuários do Facebook indignados alegam ter sido uma das ilusões mais convincentes já vistas nos últimos tempos. Outros se contam ter se sentido verdadeiros idiotas pela demora para descobrir o teor da foto.
Um outro internauta da plataforma, disse: “Acho que nunca teria entendido, apenas aceitei que eram enormes”. Na realidade, as lâmpadas possuem o tamanho real e habitual, pequenas. Inclusive, basta olhar no topo delas para notar a presença de um fio na qual elas estão penduradas.
Entenda o motivo da ilusão
O real motivo da ilusão causada pela publicação no Facebook está no ângulo em que a foto foi tirada, se associando à grama do jardim. Assim, deu a impressão de que as lâmpadas eram enormes. As ferrugens e as lascas ao redor do aro também tiveram influência no efeito visual enganoso.
Esta não é a primeira vez que uma câmera fotográfica tem o poder de ilusão de ótica, enganando diversas pessoas. Um exemplo é um vídeo alarmante que parece mostrar um cão corgi sendo arremessado para fora de um avião.
Em outra ilusão de ótica bizarra, o dono de um cachorro compartilhou uma foto no Instagram na qual um filhote parece voar brevemente pelo ar após ser derrubado. Mas a realidade é um pouco diferente.
Marketplace do Facebook
O marketplace do Facebook é uma ferramenta que permite os usuários da plataforma fazerem uma série de anúncios dos mais variados itens para venda. É um espaço virtual no qual é possível ganhar dinheiro de forma prática e rápida.
Qualquer usuário do Facebook pode criar um anúncio no marketplace. O item à venda é exibido no campo de busca da própria ferramenta, no feed de notícias, na busca, em grupos selecionados pelo anunciante e até mesmo fora da rede social.
Porém, de acordo como as políticas comerciais da Meta, empresa proprietária do Facebook, os seguintes itens não pode ser anunciados no marketplace:
- Produtos para adultos (brinquedos sexuais, conteúdo pornográfico);
- Bebidas alcoólicas;
- Dispositivos eletrônicos que facilitem e incentivem o streaming pirata;
- Documentos, moedas e instrumentos financeiros;
- Jogos de azar;
- Exploração humana e serviços sexuais;
- Suplementos para ingestão;
- Empregos;
- Produtos médicos e de saúde;
- Produtos com prescrição médica, drogas instrumentos para consumo de drogas;
- Assinaturas e produtos digitais;
- Produtos de tabaco e instrumentos relacionados;
- Cosméticos usados;
- Armas, munições e explosivos.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui