Ícone do site BIT magazine

Impressoras 3D já são úteis no cotidiano, imagine resolvendo o maior problema das pessoas?

Impressora 3D (Imagem Pixibay)

Uma startup da Dinamarca encontrou nova funcionalidade para impressoras 3D. A ideia inovadora traz a luz uma possível solução para um dos maiores desafios da vida adulta, ter uma casa para morar. Leia abaixo e entenda como a empresa chegou a essa resposta.

Impressora 3D (Imagem Pixibay)

Imprimindo a casa própria

Já imaginou uma casa de concreto construída por uma impressora 3D, em apenas 5 semanas? Foi o feito realizado pela 3DCP Group, uma startup da Dinamarca. Embora seja impressionante, construir imóveis usando essa tecnologia já acontece em diversos países e a construção da companhia dinamarquesa chamou atenção do público atraindo visitantes de várias regiões.

Segundo o Business Insider, o imóvel de concreto, que ganhou o nome de Casa 1.0, está localizado na cidade de Holstebro e foram mais de 18 horas de trabalhos diários para equipe concluir a construção. O cofundador e CEO da startup, declarou ser a primeira obra da equipe que obteve êxito.

“Não parece tão impressionante quando você passa por ela na estrada, mas na verdade é um grande salto para a indústria da construção e o futuro da construção”, declarou Mikkel Brich ao Business Insider.

Impressoras 3D ficaram ativas somente por 22 horas

Diferente de outros projetos tradicionais, a pequena casa levou cerca de 5 semanas para ser construída e a companhia usou impressoras 3D BOD2, da empresa dinamarquesa de construção e tecnologia COBOD, que ficou ativa somente por 22 horas.

E para quem ficou impressionado com o curto período para terminar o projeto, Mikkel contou que a casa poderia ter sido finalizada em apenas 10 horas de trabalho. Entretanto, o projeto precisou ser estendido para poder cumprir todas as leis de construção do país.

Segundo o Archdaily, a impressora 3D é um atrativo para empresas construírem imóveis mais sustentáveis e a tecnologia tem sido testada por diversos profissionais.

Em abril do ano passado, uma casa construída com impressão 3D, em Eindhoven, na Holanda, em Bosrijk, recebeu seus primeiros inquilinos, cumprindo todas as regulamentações de construção do país. O local  escolhido é altamente estratégico, já que o projeto também é sustentável e Bosrijk é o primeiro local em Eindhoven que não está conectado à rede de gás natural.

A casa possui uma construção térrea de 94 metros quadrados de área útil com sala de estar e dois quartos. Ela faz parte do projeto Milestone, que integra cinco casas usando a tecnologia 3D e promete conforto e eficiência em um local totalmente arborizado. O design das casas futuristas tem o projeto feito pelos arquitetos Van Mierlo e Houben.

A técnica utilizada é realizada através de um processo computadorizado em que são extrudadas camadas que formam as fundações, paredes e outros componentes do projeto.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile