Conheça estas 5 funções que o Instagram copiou de outras plataformas
O Instagram sempre está cheio de novidades, mas será que são tão novidades assim? Confira "inspirações" feitas de outras redes sociais
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, mas essa popularidade se deve, também, pelas inspirações (ou seriam cópias?) vindas de outras plataformas. Saiba mais!
Instagram. (Imagem: Pexels)
Copia, mas não faz igual
É, o Mark Zuckerberg não perde tempo quando o assunto é novidade – mesmo que isso não agrade muito aos usuários, a plataforma continua a inovar.
As últimas atualizações geraram questionamentos e ações de influencers importantes – Kim Kardashian foi uma dessas – mas mesmo assim, algumas coisas se mantiveram firmes.
Confira algumas ferramentas que o Instagram se inspirou de outras plataformas:
1. Stories
Como falar no Instagram e não pensar nos Stories? Esta ferramenta foi uma das primeiras a serem “inspiradas” por outra rede social: o “Snapchat Histórias” e tinha o mesmo recurso de permitir uma publicação de imagem apenas por 24h.
E mais, até os comandos dos Stories se tornaram os mesmos da ferramenta do Snapchat: lado direito avança o story e esquerdo volta.
A mudança ficou pelo tempo de permanência do Stories, que fica 15 segundos no Instagram e 10 segundos no Snapchat.
Também há outros pontos em comum, como a edição de imagens, filtros, músicas, link, texto, gifs e outros.
Entretanto, o Instagram alterou e adicionou outras ferramentas de interação como quiz, caixinha de perguntas e enquete.
2. Filtros para stories
Também para Stories, os filtros de realidade também foram “copiados” do Snapchat. Filtros de realidade aumentada e interativos foram totalmente “usurpados” para o Instagram.
Desde 2015, o Snapchat tinha a ferramenta “Lenses” (lembra do filtro do cachorrinho? Então!). Já o Instagram lançou a ferramenta de reconhecimento facial em 2017.
No começo, a qualidade dos filtros não era tão boa quanto a do Snapchat, porém, tempos depois o Instagram anunciou a “Biblioteca de Filtros”, que começou a permitir a criação de filtros por criadores de conteúdo.
Porém, vou relembrar: essa opção também já tinha no Snapchat.
3. Reels do Instagram
A nova aposta de Zuckerberg, o Reels, tem sim uma inspiração clara no formato de conteúdo que o TikTok faz.
Logo que foi lançado em 2020, as comparações começaram, já que ambas têm o foco nos vídeos.
A rede social começou insistindo nas “inspirações” do TikTok: vídeos de 30 segundos que podem ser editados com imagens, textos, efeitos e músicas.
O Reels foi se desenvolvendo e pode ter até 15 minutos – o TikTok aceita vídeos de até 10 minutos.
Entretanto, a plataforma chinesa foi a rede social mais baixada em 2021, e possui outras características que o Instagram ainda não possui.
4. Fotos e vídeos de apenas uma visualização
Um dos sucessos do Snapchat foi os envios feitos que poderiam ser abertos apenas uma vez e depois se auto destruíam, mensagens, vídeos e fotos podiam ser enviados desta maneira e era impossível rever o conteúdo.
E em 2017, lá foi de novo o Instagram se “inspirar” na ferramenta do Snapchat e adicionar algo muito parecido que poderia ser enviado por direct.
5. Tela cheia no Feed do Instagram
Uma das últimas ações feitas pela plataforma – que não teve um efeito muito positivo – a plataforma quis fazer testes para adicionar o feed em tela cheia, assim como funciona o TikTok.
Por querer priorizar os conteúdos feitos para o Reels, o Instagram anunciou essas mudanças, que não tiveram bom recebimento do público.
Fizeram até abaixo assinado que dizia “Faça o Instagram, Instagram de novo”, querendo o retorno como plataforma de fotos, simplesmente.
Após a repercussão, a plataforma retrocedeu, mas disse que as alterações podem voltar a ocorrer.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui